MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Ferry-boat: operação São João com 7 barcos transporta 91 mil pessoas e 12 mil veículos entre quinta e domingo

 


Maior movimento foi no dia 22 com registro de 28,4 mil pessoas; travessia ganha em agilidade com melhorias feitas pela empresa nos últimos meses

 

Entre a quinta-feira 22 de junho e o domingo 25, utilizaram o Sistema Ferry-Boat 91.517 pessoas e 12.865 veículos, segundo registros da ITS (Internacional Travessias Salvador), empresa que administra o transporte. Os números são parciais e a operação especial segue até a terça-feira 27. Até agora, o maior movimento ocorreu na quinta-feira 22 com a passagem pelos terminais de 28.468 usuários e 3.567 automóveis de diferentes tamanhos.

Até o final da operação especial, os números devem se aproximar da estimativa feita pela empresa, que projetou leve acréscimo sobre o movimento do ano passado, no mesmo período. Em 2022, foram computadas 134,8 mil pessoas e 19,8 mil veículos que utilizaram o modal para brincar o São João.

Uma diferença importante, entretanto, segundo a empresa, é que neste 2023 a operação ocorreu com muito menos filas, maior agilidade, e quase nenhum contratempo. O usuário contou com um atendimento rápido, embarques organizados, e uma tranquilidade maior.

Frota

Parte da explicação é que estava disponível toda a frota de sete embarcações para a operação. Todos os barcos em boas condições, incluindo um novíssimo Ivete Sangalo, que saiu de um período de docagem, um tipo de reforma mais ampla, diretamente para atender ao feriado.

Outro ponto importante foi o conjunto de mudanças que a empresa vem implementando no serviço, que já podem ser vistas pelo usuário, desde a reforma em suas instalações até a inclusão de novidades como filômetro e monitores inteligentes.

Há algum tempo a empresa vem adotando intervenções para melhor atender o usuário. De janeiro a junho de 2023, por exemplo, o serviço recebeu uma série de investimentos que agora refletem nos resultados que estamos vendo. Para ter toda a frota em condições de operação, o investimento foi superior a 16 milhões de reais, utilizados para docagem do Pinheiro, do Dorival Caymmi e do Ivete Sangalo.

Contratações

A docagem é realizada na Base Naval de Aratu e requer contratação de profissionais das áreas de elétrica, eletrônica, mecânica, hidráulica, caldeiraria, tratamento, jateamento e pintura. Também conta com equipe própria de manutenção para execução de serviços em menor tempo, garantindo a disponibilidade dos ferries.

O trabalho para manter e equipar as embarcações é contínuo e fundamental, mas não é só aí que a empresa tem atuado. Os investimentos também alcançam outras áreas importantes, nas estruturas dos terminais hidroviários de São Joaquim e Bom Despacho, com pintura, recuperação de banheiros, condições de acessibilidade, sinalização vertical e horizontal, área elétrica e hidráulica das instalações.

Segurança e limpeza são algumas das áreas que tiveram atenção especial. Inclusive, não é de hoje que a empresa vem reforçando suas equipes de segurança privada, ampliando o efetivo, para garantir melhor efetividade da operação, e maior tranquilidade para os trabalhadores da casa e para os usuários do sistema. Assim, vem sendo incorporados novos profissionais, treinados e qualificados, por meio de empresa especializada e reconhecida na área.

Operacional

O aumento de pessoal também pode ser verificado nas equipes operacionais, em engenharia naval e mecânica. O investimento feito trouxe melhorias para as estruturas dos terminais, que podem ser vistas pelos frequentadores.

Com as mudanças, a empresa garante itens fundamentais para o usuário como cumprimento dos horários de saída dos barcos, organização dos espaços, um ambiente cada vez mais bem cuidado para receber todos que utilizam o serviço.

Por fim, houve ainda mudanças positivas no aspecto do relacionamento institucional. A empresa vem fortalecendo a relação com os colaboradores, comunidade, sindicato, Ministério Público, prefeituras e Governo do Estado. Também está, aos poucos, retomando seu investimento em publicidade com campanhas temáticas e ações específicas durante grandes festas como Carnaval e São João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário