MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de junho de 2023

5ª edição do Cabíria Festival abre inscrições para atividades de formação em São Paulo

 


FILMES, WORKSHOPS, MASTERS E ENCONTROS INTEGRAM A PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL NA CINEMATECA BRASILEIRA E NO AUDITÓRIO DA ESPM ENTRE 18 E 21 DE JULHO. CURTAS E LONGAS ESTARÃO ONLINE ATÉ DIA 23 PARA TODO O BRASIL

Rio de Janeiro, 28 de junho de 2023 - O Cabíria Festival, dedicado à representatividade de mulheres e à diversidade nas telas, volta a São Paulo em sua quinta edição com programação presencial e online, entre 18 e 23 de julho. A Cinemateca Brasileira e a ESPM recebem as sessões de curtas e longas-metragens, encontros e atividades de formação como workshops e oficinas com inscrições prévias. Online, alguns filmes poderão ser vistos através das plataformas Spcine Play, além de programação em parceria com o Telecine e Mubi. O patrocínio é da Spcine.

Com programação gratuita, as inscrições podem ser feitas através do www.cabiria.com.br/encontros a partir de amanhã, 29, e têm vagas limitadas. Entre os destaque estão os workshops "Clímax: o roteiro nas telas", ministrado por Gisele Jordão, coordenadora do curso de Audiovisual da ESPM, que oferece uma oportunidade de aprendizado sobre o planejamento estratégico e modelos de negócios para projetos audiovisuais; e, "Produção e Distribuição”, em que Barbara Sturm, diretora da Elo Studios e criadora do Selo ELAS, juntamente com Gabriel Cohen, da equipe de coprodução e licenciamento do Telecine, vão conversar com criadores e roteiristas, oferecendo uma imersão no mercado audiovisual brasileiro de produção e comercialização de longas-metragens.

Entre os encontros estão "Paradiso Multiplica", em que Juliana Rojas discute a influência da narrativa fantástica em seu trabalho como roteirista e diretora; "Rádio Novelo Apresenta", uma versão ao vivo do podcast original da Rádio Novelo, apresentado por Branca Vianna, com a participação de Bárbara Rubira, Natália Silva e Paula Sacchetta, revisitando dois episódios com protagonismo feminino, e em "A obra antes da tela: Desenvolvimento de Projetos em Festivais", Vana Medeiros conduz o debate sobre estratégias de desenvolvimento de projetos e autorias em festivais, com as presença das heads dos Laboratórios da Berlinale Talents, Linda Kirmse e Sarah Schlüssel, com as/os cineastas Rafaela Camelo, Manu Lavor e Fernanda Polacow.

A masterclass "Formação Spcine Convida - Master 'Navegações Estéticas'", Everlane Moraes, oferece uma perspectiva de um cinema não-hegemônico, explorando diferentes personagens e territórios com um viés decolonial. A abordagem filosófica no audiovisual visa aproximar os participantes das questões éticas, estéticas e políticas da autora/diretora ao filmar. Já a oficina de Crítica Cinematográfica, com a crítica e jornalista Flávia Guerra, propõe apresentar os principais conceitos e referências para a análise especializada de uma obra audiovisual. Participantes são convidades a praticar o aprendizado através da escrita de críticas sobre os curtas presentes na programação do festival.

ATIVIDADES FORMATIVAS CABÍRIA FESTIVAL – PRESENCIAL

ENCONTRO Paradiso Multiplica com Juliana Rojas 

Conversa sobre a influência da narrativa fantástica no trabalho da roteirista e diretora, pontuada por exemplos de sua filmografia, refletindo sobre o uso do gênero fantástico para falar sobre a perspectiva feminina, afetos e relações de trabalho. O encontro é uma ação em parceria com o Projeto Paradiso, iniciativa do Instituto Olga Rabinovich, que visa impulsionar o crescimento profissional dos talentos do setor audiovisual.

Data e hora: 18 jul | 16h30 às 18h

Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim 

Juliana Rojas - diretora e roteirista de curtas, longas e séries. Entre seus trabalhos solo estão os premiados curtas-metragens “O Duplo” e “A Passagem do Cometa” e o longa” Sinfonia da Necrópole”. Como roteirista, participou das séries “Supermax” (Globo), “3%” (Netflix) e “Boca a Boca" (Netflix), e dirigiu episódios de “Boca a Boca” (Netflix), “Terrores Urbanos” (Record) e “Tarã” (Disney Plus em finalização).

WORKSHOP Clímax: o roteiro nas telas – Planejamento Estratégico de Projetos Audiovisuais

Com a intenção de sensibilizar os participantes para a importância do desenvolvimento de plano estratégico para as produções audiovisuais, pretende-se discutir o significado da ferramenta, sua eficácia e aplicação prática no mercado audiovisual. Temas como planejamento, estratégia, modelo de negócios, viabilidade econômica de produtos audiovisuais, comercialização, distribuição, comunicação e lançamento são incorporados ao pensamento desde a etapa inicial de um projeto.

Data e hora: 19 jul | 10h às 13h

Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim 

Gisele Jordão - Doutora em comunicação e práticas de consumo, é professora da ESPM SP desde 1998. Criadora e coordenadora do curso de cinema e audiovisual da IES, amplia a discussão sobre formação para gestão e produção cultural. Desde 1993, como sócia da 3D3 Comunicação e Cultura, é responsável pela pesquisa e desenvolvimento de estratégias para a difusão, o fomento e a fruição de expressões artísticas. É estrategista de diversos projetos artísticos.

ENCONTRO RÁDIO NOVELO Apresenta Ao Vivo + Q&A

Um podcast original da Rádio Novelo, apresentado por Branca Vianna, com histórias que você nem sabia que precisava ouvir! Em uma combinação inédita e ao vivo, no primeiro ato, será apresentado parte do episódio “Faça você mesmo”, sobre a descoberta do Cytotec pelas mulheres brasileiras quando, por um curto período de tempo entre o fim dos anos 1980 e o começo dos 1990, o Brasil foi mais seguro do que é hoje para uma pessoa que queira ou precise fazer um aborto. No segundo ato parte do episódio “Estranhas no Ninho”, com a história da ascensão profissional de duas mulheres no crime. Para contribuir com o debate, a presença de Paula Sacchetta, diretora do podcast “Nenê da Brasilândia”, sobre uma das maiores traficantes de drogas da América Latina.

Data e hora: 19 jul | 14h30 às 16h

Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim 

Bárbara Rubira - jornalista e produtora da Rádio Novelo. Curitibana formada pela Universidade Federal do Paraná, é finalista do Prêmio Vladimir Herzog com o podcast “Tempo Quente". Na Novelo, produziu também “Nenê da Brasilândia”, “Essa Geração" e o podcast semanal “Rádio Novelo Apresenta". Antes, foi produtora e apresentadora no núcleo de podcasts do Estadão e da Rádio Eldorado. 

Branca Vianna - é cofundadora e presidente da produtora de podcasts Rádio Novelo. É apresentadora e idealizadora dos podcasts “Maria vai com as outras", da revista Piauí, além de "Praia dos Ossos” e "Crime e Castigo", da Rádio Novelo. Também apresenta o “Rádio Novelo Apresenta", podcast semanal da produtora.

Paula Sacchetta - trabalha há mais de dez anos como documentarista, é diretora e roteirista. Dirigiu os filmes "Verdade 12.528" e "Precisamos Falar do Assédio", além das séries de TV "Famílias” e "Eu, Preso" e um episódio da série "Sociedade do Cansaço", entre outros. No momento, está em fase de pós-produção de uma série baseada no curta "Acende a Luz", sobre sexualidade na terceira idade. Dirigiu o podcast "Nenê da Brasilândia", da Wondery, produzido pela Rádio Novelo, lançado em abril de 2023.

Natália Silva - jornalista formada pela ECA-USP, atualmente é produtora da Rádio Novelo Apresenta. Trabalhou na Folha de S.Paulo como repórter e editora de som.

OFICINA de Crítica Cinematográfica

A oficina propõe apresentar os principais conceitos, elementos e referências para a análise de uma obra audiovisual sob a perspectiva da crítica especializada. Participantes são convidades a praticar o aprendizado através da escrita de críticas sobre os curtas presentes na programação do festival.

Data e hora: 19 jul | 14h30 às 18h

Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim 

Flávia Guerra - documentarista, roteirista, curadora e jornalista. Flávia tem mestrado em direção de documentário e cinema (Screen Documentary – MA) pela Goldsmiths – University of London. Produziu e dirigiu Karl Max Way (premiado no Festival É Tudo Verdade), foi coprodutora e assistente de O Caminhão do Meu Pai (pré-finalista ao Oscar 2015, de Maurício Osaki); roteirizou e narrou a série Brasil Visto do Céu; e produtora associada de Meu Sangue É Vermelho (Needs Must Film, coprodução Brasil e Reino Unido). Atuou como repórter de Cultura de O Estado de S. Paulo por 15 anos. É colunista de cinema da Band News FM, criadora do podcast Plano Geral. Nos últimos anos, cobriu os festivais de Cannes, Berlim, Veneza e Sundance para o Canal Brasil. Também integrou júris e comissões de curadoria de concursos, editais e festivais no Brasil e no exterior.

ENCONTRO A obra antes da tela: Desenvolvimento de Projetos em Festivais

Quantas histórias tem uma história? Quais caminhos um filme percorre até chegar às telas? Nesse encontro internacional de talentos, serão debatidas estratégias de desenvolvimento de projetos e autorias oportunizadas por festivais a partir de diferentes experiências. Com as presença da produtora audiovisual Linda Kirmse, head do Script Station (Berlinale Talents); da curadora e programadora Sarah Schlüssel, head do Short Form Station (Berlinale Talents), também integrante do comitê de seleção do Berlinale Shorts; des cineastas Rafaela Camelo e Emanuel Lavor, cujo filme "As Miçangas" teve estreia mundial na Berlinale, em 2023; da roteirista Fernanda Polacow, selecionada para o Berlinale Talents com o seu roteiro de longa de ficção "O último verão"; e de Vana Medeiros, dramaturga, roteirista e criadora do Serie_Lab Festival, responsável pela mediação.

Data e hora: 20 jul | 11h30 - 13h00

Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim 

Emanuel Lavor - cineasta, fotógrafo analógico e ator formado pela UnB. Fez a “Maestria de Roteiro” da EICTV (Cuba, 2021), com o projeto de seu primeiro longa, “A Onça” (Laboratório de Novas Histórias, Icuman, Brlab, finalista do Concurso Narratologia), que participou do 13º Brasil Cine Mundi (prêmio do Júri Oficial e o Audience Design Award do WCF – Berlinale). Diretor do curta “As Miçangas", ao lado de Rafaela Camelo, projeto vencedor do edital de produção da "Cardume Curtas" (2022), o filme estreou na Berlinale Shorts (2023).

Fernanda Polacow – a roteirista e diretora se divide entre Lisboa e São Paulo e desenvolve, escreve e dirige projetos para TV e cinema. Faz mentoria para criadores de conteúdo e consultoria de roteiro. É mentora de roteiro do Cabíria Festival 2022 e tutora do IndieLab, workshop de desenvolvimento de projetos cinematográficos do Festival IndieLisboa. Integra ainda o Torino Script Lab 2023 como Story Editor.

Linda Kirmse - produtora de cinema baseada em Berlim. Desde 2015, ela está envolvida em coproduções internacionais como "Mission Ulja Funk", "Mitra", "Flatland" e "Bye Bye Germany", exibidas em festivais de todo o mundo (Berlinale, International Film Festival Rotterdam, entre outros). Recentemente, seu trabalho também inclui séries de TV para emissoras alemãs. Linda trabalhou para o Berlinale World Cinema Fund e para o Berlinale Co-Production Market, e agora está à frente da Script Station of Berlinale Talents.

Rafaela Camelo - roteirista e diretora brasiliense, esteve com "O Mistério da Carne" em Sundance e ganhou os prêmios de melhor curta no Biarritz Amérique Latine e no New Directors, New Films. Participou do Talents Buenos Aires 2021 e se prepara para gravar "Sangue do meu Sangue", longa ganhador do Cabíria Prêmio de Roteiro (2019). Foi apontada pela Variety como um dos novos talentos do cinema brasileiro. "As Miçangas", codirigido com Emanuel Lavor, estreou na Berlinale 2023 e é seu terceiro curta.

Sarah Schlüssel - gestora cultural e curadora de filmes. No Festival Internacional de Filmes de Berlim, lidera o Short Form Station da Berlinale Talents e é membro do comitê de seleção do Berlinale Shorts. Schlüssel cofundou o Shorts/Salon, um evento de exibição de curtas com uma programação de palestras. Ela também já exibiu seus trabalhos na seção de Op-Docs do jornal The New York Times e participa da equipe da Pictoplasma, uma plataforma de arte e design de personagens contemporâneos.

Mediadora - Vana Medeiros - dramaturga e roteirista, escreveu, com Djin Sganzerla, o longa “Mulher Oceano” (2020), disponível na Amazon Prime, escolhido Melhor Filme no Cine-PE 2020. Assina ainda o curta “Polaris” (2019), filmado entre Brasil e Suécia. Representou o Brasil na conferência Women Playwrights International (Chile, 2018) e no Corredor Latino-Americano de Teatro (México, 2017). É autora de “A Morte da Estrela: Lembre de Mim” (2022), de diversas peças de teatro e criadora do Serie_Lab Festival.

FORMAÇÃO SPCINE CONVIDA Master "Navegações Estéticas" com EVERLANE MORAES

A Masterclass propõe a construção de um novo olhar a partir da perspectiva de um cinema não-hegemônico, que representa diferentes espaços e experiências, atravessados pelo contexto de colonização em que fomos inseridos. O encontro abordará as questões filosóficas no audiovisual, com o intuito de proporcionar uma aproximação às questões que envolvem o universo da autora/diretora e suas decisões éticas, estéticas e políticas no momento de filmar. A conversa terá como base a interdisciplinaridade como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de um cinema que dialoga com a diversidade de conhecimentos e linguagens artísticas. Com foco nas experiências da realizadora, diálogos e navegações poéticas por meio de um olhar/ouvir sobre a concepção e realização de seus próprios filmes.

Data e hora: 20 jul | 14h30 - 17h30

Local: Cinemateca Brasileira

Everlane Moraes - cineasta e artista visual, reconhecida por seu trabalho autoral, que mescla elementos estéticos da ficção com a linguagem do documentário. Diretora de curtas-metragens, entre eles Pattaki (2019) e Aurora (2018), Everlane é formada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Sergipe (UFS), com especialização em Direção de Documentário pela EICTV, em Cuba. Seus filmes transitam por diversos gêneros e formatos, explorando as questões sociais, filosóficas e espirituais relacionadas à diáspora negra. O trabalho da cineasta já foi exibido em festivais como Sundance, Rotterdam, BFI, Womxn in Windows e One Story Up. 

WORKSHOP: Produção e Distribuição com Elo Studios e Telecine

O Prêmio Selo ELAS Cabiria Telecine 2023 oferece um workshop, mirando criadores e roteiristas, para uma imersão no funcionamento e agentes no mercado audiovisual brasileiro de produção e comercialização de longas-metragens.O evento será apresentado por Barbara Sturm, diretora de conteúdo e vendas na Elo Studios, criadora e coordenadora do Selo ELAS, e Gabriel Cohen, responsável por aquisição e coprodução no Telecine, que apresentarão o mercado de produção de filmes, a relação de criadores com produtores, os formatos de negócios com players e coprodutores, os agentes do mercado de distribuição de filmes, a relação entre produtores e distribuidores e a criação do Selo ELAS.

Data e hora: 21 jul | 11h - 13h

Local: ESPM | Campus Álvaro Alvim 

Barbara Sturm - Atua no mercado de comercialização de filmes desde 2007 e dirigiu três curtas. Participou dos programas Cicae Training (Veneza), Berlinale Talent Campus e Locarno Industry Academy. Atuou como diretora de aquisições na Pandora Filmes – onde foi responsável pelo sucesso ‘Que Horas Ela Volta?”. É diretora de Conteúdo & Vendas na Elo Studios e assina criação e coordenação do Selo ELAS. É professora do curso O Mercado da Distribuição de Filmes e integra o grupo Mais Mulheres do Audiovisual Brasil.

Gabriel Cohen - membro da equipe de coprodução e licenciamento de conteúdo nacional do Telecine. Formado em Ciências Sociais com ênfase em Sociologia Urbana pelo CPDOC FGV-RJ e em Comunicação Social com habilitação em Cinema pela Escola de Comunicação da UFRJ. Atua no mercado audiovisual pelo Telecine desde 2016, com participações nos mercados e festivais nacionais e internacionais mais importantes do setor.

Serviço

Programação de 18 a 21 de julho

Cinemateca Brasileira

Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, São Paulo - SP

ESPM

Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana, São Paulo - SP

Programação gratuita, sujeita à lotação.

Para as atividades sem inscrição prévia, haverá retirada de senha 1 hora antes de cada sessão/atividade.

Workshops, oficinas e demais atividades com inscrições prévias

Informações em www.cabiria.com.br/encontros

O FESTIVAL

Desde 2015, o Cabíria Festival articula uma Rede de Talentos Femininos do Audiovisual.

Criada inicialmente como um Prêmio de Roteiro dedicado às histórias escritas e protagonizadas por mulheres, ao longo de oito anos, a Rede Cabíria de Talentos já premiou quase 100 histórias e beneficiou mais de 40 projetos, exibiu obras audiovisuais de mais de 150 realizadoras, além de impulsionar a carreira de dezenas de roteiristas e cineastas.

A partir de 2019 a iniciativa se expandiu para o formato de Festival abrangendo Premiação, Laboratório de Roteiro, Mostra de Filmes, Encontros Profissionais e de Formação, e Intercâmbio Internacional entre Cinematografias.

Atualmente, Cabíria Festival, Prêmio Cabíria, e Cabíria Lab formam os três pilares de sustentação da Rede Cabíria de Talentos que através de ações transversais com uma ampla rede de parcerias, mobiliza roteiristas, cineastas e storytellers com o objetivo comum de impulsionar talentos do audiovisual, contribuir para a igualdade de gênero na cadeia produtiva, agregando criadores de identidades de gênero diversas e a comunidade LGBTQIAPN+

O festival é uma realização da Ipê Rosa e Laranjeiras Filmes, com o patrocínio da Spcine, parcerias da Embaixada da França, Projeto Paradiso, Telecine, MUBI, Cinemateca Brasileira, ESPM, Goethe-Institut Rio de Janeiro, ABRA e Instituto Dona de Si, e apoios do Cardume Curtas, Travessia, Canal Curta, Curta!On, Globo, Elo Studios, Selo ELAS, Série Lab, FRAPA, Rota Festival, Filmicca, Ateliê Escreva Criatura, Ovo Design, Etc Filmes, Imprensa Mahon, Revista Piauí e Agência Febre.

Siga nas redes: instagram.com/cabiria_festival | facebook.com/cabiriafestival

  

Para outras informações entre em contato

Herval Peixoto:: herval.peixoto@agenciafebre.com.br (21) 97161-5596

Katia Carneiro:: katia.carneiro@agenciafebre.com.br (21) 99978-2881

Siga-nos no Instagram @agfebre e no facebook.com/agfebre

Nenhum comentário:

Postar um comentário