MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Em maio, Maranhão teve a maior demanda por crédito entre os estados do Nordeste, revela Serasa Experian

 

Em maio, Maranhão teve a maior demanda por crédito entre os estados do Nordeste, revela Serasa Experian

Avanço foi de 2,5%; Serasa Experian auxilia empreendedores a tomarem crédito com responsabilidade

São Paulo, 28 de junho de 2023 – De acordo com o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, em maio, a busca das companhias maranhenses pelo recurso financeiro teve a maior representatividade em todo o Nordeste, com crescimento de 2,5% em comparação com o mesmo mês de 2022. Já o estado de Alagoas marcou a maior queda, de 9,0%. Confira no gráfico abaixo os dados completos da região:

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a demanda das empresas por crédito deverá reagir na medida em que a retomada do crescimento econômico ficar mais evidente e as taxas de juros começarem a ceder. “O crédito é um importante aliado no crescimento das companhias, mas diante da atual taxa de juros imposta pelo Banco Central, ele não tem se mostrado atrativo para os empreendedores, que preferem adiar, por enquanto, a busca por crédito”.

Cenário nacional aponta estabilidade 

Na análise geral, considerando todos os estados, a busca dos CNPJs por linhas de crédito apresentou estabilidade em maio, marcando um tímido crescimento de 0,1% na comparação com o mesmo mês de 2022. Dentre as Unidades Federativas (UFs) do país, Mato Grosso e Santa Catarina foram destaque, enquanto Alagoas e Amapá tiveram os menores índices. Veja o detalhamento por UF no gráfico abaixo:

No recorte por setores, “Serviços” e “Demais” expandiram em 1,3% e 4,1%, respectivamente. Enquanto os segmentos de “Indústria” e “Comércio” marcaram retração de 0,9% e 1,3%.

Médias empresas foram as únicas a registrar baixa

Ainda em maio deste ano, a análise por porte das companhias revelou que as “Médias” foram as únicas a expressar um resultado negativo (-2,2%). As “Micro e Pequenas” mostraram estabilidade (0,1%), enquanto as “Grandes” aumentaram em 8,5% a aquisição de empréstimos empresariais.

Tomada de crédito com responsabilidade auxilia sobrevivência das empresas 

Os motivos que levam as empresas a tomar crédito são inúmeras: abrir, de fato, o negócio, ter capital de giro, fluxo de caixa ou apenas realizar um investimento ou melhoria. Para que esse processo seja seguro e não deixar virar um problema em função da incapacidade de pagamento, a Serasa Experian dispõe de produtos e serviços que auxiliam os empreendedores no processo: serviços de monitoramento de CNPJ, ferramentas de renegociação de dívidas e um blog com conteúdo rico e esclarecedor. Clique aqui e saiba mais!

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.


Você também lê esta notícia no site:

https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia e protege 100 milhões de transações contra fraude por mês, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 21.700 pessoas em 30 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Equipe de Relações com a Imprensa

Victória Bernardes | (55 11) 9 7556-5011 | victoria.bernardes@edelman.com

Viviane Garcia | (55 11) 3060-3366 | viviane.garcia@edelman.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário