MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Projeto Bandas retorna ao Rio em concerto gratuito

 


Apresentação com a Orquestra de Sopros da UFRJ acontece no dia 3 de julho, às 19h, no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ. No repertório, novas edições de obras de Pixinguinha, Alberto Nepomuceno, César Guerra-Peixe e José Urcisino da Silva, que serão gravadas e incluídas na série de publicações Música Brasileira para Banda. Iniciativa tem apoio do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, que, assim como o Projeto Bandas, faz parte do programa Arte de Toda Gente, parceria Funarte e UFRJ.

O trompetista Aquiles Moraes é o solista do concerto de 3/7 - foto de divulgação

Neste comecinho de julho, o Projeto Bandas retorna ao Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ, no Centro do Rio, em mais um concerto gratuito com a Orquestra de Sopros da UFRJ. Regido por Gabriel Dellatorre, o concerto acontece no dia 3, às 19h, e apresenta um repertório preparado especialmente para o projeto, com obras de Pixinguinha, Alberto Nepomuceno, César Guerra-Peixe e José Urcisino da Silva (Maestro Duda). A récita será gravada e as partituras das peças apresentadas serão posteriormente publicadas no site do projeto, passando a integrar o repertório da Série Música Brasileira para Bandas. A iniciativa é uma ação do Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas e conta com o apoio do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos. Ambos fazem parte do programa Arte de Toda Gente, uma parceria Funarte e UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

O concerto de 03 de julho

Orquestra de Sopros da UFRJ

Aquiles Moraes, solista | Gabriel Dellatorre, regente

Marcelo Jardim, diretor musical

Programa:

Pixinguinha (1897-1973) - Auriverde (dobrado) arr.: Everson Moraes

Alberto Nepomuceno (1964-1920) Série Brasileira

I - Alvorada na Serra

II - Intermédio

III - Sesta na Rede

IV - Batuque

César Guerra-Peixe (1914-1993) Quatro Coisas, adaptação: Paulo Aragão

I - Prelúdio

II - Movimentação

III - Intermédio

IV - Caboclo de Pena

José Urcisino da Silva (Maestro Duda) Maracatu Rural

José Urcisino da Silva (Maestro Duda) Concertino n. 2, para Trompete e Banda

solista: Aquiles Moraes, trompete

José Urcisino da Silva (Maestro Duda) Suite Clássicos no Frevo nº 1 (Brasileira)

I - Carlos Gomes no Frevo

II - Villa-Lobos no Frevo

III - Duda no Frevo

A orquestra

A Orquestra de Sopros da UFRJ (https://www.orquestra.ufrj.br) é formada por alunos de graduação em instrumentos de sopros e de percussão da Escola de Música da UFRJ, inscritos na disciplina de Prática de Orquestra, e atua diretamente no suporte ao bacharelado em Regência de Banda, oferecido pela EM/UFRJ desde 2011. Tem por objetivos proporcionar o desenvolvimento da prática de conjunto a partir dos conceitos orquestrais, bem como difundir a literatura brasileira e internacional para a formação de banda sinfônica, orquestra de sopros e sopros orquestrais. Sua primeira estrutura organizacional se deu em novembro de 2017, e desde então mantêm ininterrupta temporada de concertos, tendo sido responsável por dezenas de primeiras audições, de obras de compositores brasileiros e internacionais. Em 2009 gravou o CD “A Obra para Orquestra de Sopros de Heitor Villa-Lobos” e em 2017 o CD ao vivo “Dobrados para o Itamaraty”.

O solista

O trompetista Aquiles Moraes iniciou seus estudos aos 8 anos de idade, em 1998, na banda Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense. É integrante dos grupos Os Matutos e Regional Nacional e ainda da orquestra Furiosa Portátil, da Escola Portátil de Música. Aquiles gravou e se apresentou com diversos artistas como Maurício Carrilho, Nailor Proveta, Maria Bethânia, Chico Buarque, Zeca Pagodinho, Zé Renato, Lisa Ono, Luciana Rabello, Cristovão Bastos, Bibi Ferreira, Ney Matogrosso, Monica Salmaso, Mario Adnet e Hamilton de Holanda entre outros. Participou como professor de trompete do Festival Nacional de Choro de 2010 e das l, ll, lll e IV Semana Seu Geraldo de Música. Estudou na Escola Portátil e na Unirio (durante o bacharelado), com Nailson Simões. Participou em 2012 do encontro de trompetes da ITG, nos EUA e, atualmente se dedica também à pesquisa do repertório brasileiro para trompete.

O maestro

Gabriel Dellatorre é professor substituto de Regência de Banda da Escola de Música da UFRJ e, também, regente assistente da Orquestra de Sopros da UFRJ. Ele é coordenador assistente da Banda Sinfônica Jovem da UFRJ, atuando também como regente do grupo. Fez Licenciatura em Música e Bacharelado em Regência de Banda, pela UFRJ, e atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da EM/UFRJ, tendo como orientador o Prof. Dr. Marcelo Jardim, com o tema “José Ursicino da Silva e a Banda de Música: revisão, edição e gravação de 5 obras”. É bolsista do Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio as Bandas de Música, o qual é parte do Programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Funarte e a UFRJ, e colabora também com os projetos Bossa Criativa e Sistema Nacional de Orquestras Sociais, integrantes do mesmo programa.

O Projeto Bandas

O Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música tem por objetivo dar suporte pedagógico na produção de novas obras para banda de música e um intenso trabalho de edição de partituras, bem como cursos de capacitação para regentes, compositores e instrumentistas, além de promover gravações a partir das apresentações artísticas com bandas sinfônicas e bandas de música de diversas partes do Brasil. O intuito de divulgação do repertório ao grande público da música sinfônica escrita especificamente para banda se alia na própria utilização desse material como elemento de suporte didático e pedagógico, oferecendo padrões artísticos e referências de interpretação para as bandas de todas as partes do Brasil – principalmente as localizadas em cidades do interior. A proposta é que as apresentações sejam disponibilizadas em audiovisual, juntamente às partituras, em formato PDF. O projeto atua igualmente na publicação de artigos, textos e manuais para o maestro da banda, bem como suporte para a produção de curso em EAD.

O Projeto Sinos

Lançado em julho de 2020, o Sinos é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, aos poucos, se estendem a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escolas de todo o país. Para mais detalhes sobre o projeto visite o site www.sinos.art.br.

O programa Arte de Toda Gente (parceria Funarte-UFRJ)

A parceria Arte de Toda Gente, entre a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, teve início em 2020 com o objetivo de desenvolver os projetos Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br), Bossa Criativa (www.bossacriativa.art.br) e Um Novo Olhar (https://umnovolhar.art.br). A esse conjunto de projetos somaram-se posteriormente o Arte em Circuito e a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea; o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música e o Projeto Ópera, além da Academia Arte de Toda Gente. Todos com a curadoria da Escola de Música da UFRJ. Atualmente, a iniciativa viabiliza centenas de outras parcerias pelo Brasil, com as mais importantes instituições de arte, cultura e educação.

Serviço:

Concerto do Projeto Bandas

Onde: Escola de Música da UFRJ - Salão Leopoldo Miguez: Rua do Passeio, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ

Quando: 03/07 de 2023, às 19h

Entrada gratuita

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | Sustenidos Organização Social de Cultura

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Informações sobre esse e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação da Funarte: ascomfunarte@funarte.gov.br

Projetos UFRJ – Funarte: imprensa@musica.ufrj.br

Se você não deseja mais re

Nenhum comentário:

Postar um comentário