MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Quando caminhar é diferente de apenas andar

 

Positivo


Perder peso, melhorar o condicionamento físico, aliviar o estresse: para cada meta, uma técnica de caminhada

A caminhada é uma atividade versátil que oferece uma combinação única entre atividade física e lazer. É uma prática que permite encontrar o equilíbrio perfeito entre cuidar do corpo e desfrutar do momento. Tanto como uma atividade física estruturada quanto como lazer descompromissado, a caminhada proporciona inúmeros benefícios para a mente, o corpo e a alma.

Quando encarada como uma atividade física, a caminhada possibilita que as pessoas estabeleçam metas claras e melhorem o condicionamento físico. Ao seguir uma rotina regular de caminhadas, pode haver o aumento da resistência, o fortalecimento do sistema cardiovascular e até mesmo a perda de peso, se este for um dos objetivos. Por meio de programas de treinamento, como caminhadas rápidas, intervaladas ou em terrenos variados, o corpo é desafiado a superar limites e a atingir novos patamares de condicionamento físico.

O doutor em Ciências da Saúde, coordenador acadêmico do curso de Educação Física da Universidade Positivo e responsável técnico da academia UPX Sports, Zair Cândido de Oliveira Netto, explica o que é importante considerar ao escolher o tipo de caminhada. “As longas propõem uma maior ativação do sistema cardiovascular e metabolismo de gordura. Já as caminhadas curtas, em um ritmo maior, servem para obter melhores resultados fisiológicos. Primeiro, é preciso definir o objetivo, se é perda de peso ou melhora do sistema cardiovascular. Para tanto, a condição deve ser avaliada por um médico antes de se iniciar os exercícios”, orienta. 

Ele dá dicas e explica quais tipos de caminhadas se adequam melhor ao objetivo desejado.

Perda de peso

A caminhada é uma atividade que queima calorias, contribuindo para o controle e a perda de peso. Caminhar regularmente, seguindo uma alimentação saudável, pode ajudar a equilibrar o balanço energético e reduzir o peso corporal. “Como uma atividade aeróbica, a intensidade deve ser longa, de 40 minutos a 1 hora e 30 minutos. É importante observar a intensidade e a velocidade das passadas, pois essa aceleração vai aumentar o ritmo cardíaco e a ação muscular; o gasto calórico será o mesmo, porém, a caminhada acelerada melhora as capacidades fisiológicas, resultando em um efeito melhor no organismo”, orienta o médico endocrinologista do spa Estância do Lago, Fabiano Lago. 

Reduzir os riscos de doenças

Quase todo mundo sabe que o sedentarismo pode comprometer a saúde, e que o exercício físico é benéfico do ponto de vista metabólico e cardiovascular. O que, porém, pouco se discute, é que para pessoas sedentárias, iniciar poucos minutos de exercício físico já reduz de forma substancial o risco relativo de doenças. 

“Um recente estudo clínico bem conduzido mostrou que o risco de mortalidade de quem faz 15 minutos de caminhada é 10% menor do que quem não faz nada. O que isso quer dizer? Que sair do sedentarismo e fazer um pouquinho de caminhada já traz grandes benefícios à saúde, ” explica o endocrinologista.

Caminhada rápida

A caminhada rápida envolve manter um ritmo acelerado durante a atividade. É uma opção para aqueles que desejam obter um exercício cardiovascular mais intenso, aumentando a frequência cardíaca e o consumo de oxigênio. Realizar uma caminhada acelerada  por cerca de 30 minutos pode trazer benefícios significativos para a saúde. “Nesse ritmo mais intenso, o corpo se esforça para suprir os músculos em movimento com o oxigênio necessário, resultando em um aumento da frequência cardíaca. Essa alteração traz uma série de benefícios para a saúde do sistema cardiovascular”, ressalta Oliveira Netto.

Fortalecimento muscular

Embora seja considerada uma atividade de baixo impacto, a caminhada trabalha vários grupos musculares. Com o tempo, esse fortalecimento contribui para os músculos das pernas, incluindo os quadríceps, os isquiotibiais, os glúteos e a panturrilha. “Esses músculos são responsáveis por manter a postura ereta durante a caminhada, ajudando a fortalecer o centro do corpo. Um corpo forte é essencial para a estabilidade, o equilíbrio e a prevenção de lesões,” explica o coordenador.

Caminhada em grupo

A caminhada em grupo é uma opção socialmente envolvente, na qual as pessoas se reúnem para caminhar juntas. Além de ser uma atividade física, ela promove interação social, motivação mútua e o estabelecimento de conexões sociais saudáveis. “Caminhar em grupo pode ser uma ótima maneira de tornar a atividade física mais agradável e sustentável”, ressalta Oliveira Netto.

“Ao incorporar tanto a abordagem estruturada quanto a recreativa, é possível desfrutar dos benefícios físicos, mentais e emocionais que a caminhada oferece. Ela proporciona um equilíbrio perfeito entre o cuidado com o corpo e a apreciação do momento, tornando-se uma prática que combina atividade física e lazer de forma harmoniosa. Ao caminhar, tanto a saúde física quanto o bem-estar mental são beneficiados", finaliza.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

Sobre a UPX Sports

A UPX Sports é o maior e mais completo centro esportivo do Paraná. Instalada no campus da Universidade Positivo, em Curitiba, é composta por academia, ginásio olímpico, quadras cobertas e ao ar livre, piscinas adulto e infantil, pista de atletismo, pista de caminhada ao redor do lago  e campo de futebol oficial e society (@upxsports).

Central Press MAIS INFORMAÇÕES / AGENDAMENTO DE ENTREVISTASCuritiba: + 55 41 3026-2610 | + 55 41 99273-8999 São Paulo: + 55 11 94199-9379 Londres: + 44 7379-138858 centralpress@centralpress.com.brwww.centralpress.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário