MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Refazenda é novo livro da coleção Discos da Música Brasileira, das Edições Sesc

 


Obra investiga vida e trajetória musical de Gil com foco no álbum que inaugurou trilogia em 1975

Fotos do livro e autora: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1vYRzXKO9e74EznLGsaPfOMjGqv7VssG6 

As Edições Sesc apresentam Refazenda: o interior floresce na abertura da fase “Re” de Gilberto Gil, obra que faz parte da coleção Discos da Música Brasileira. Escrito pela jornalista Chris Fuscaldo, o livro investiga a vida e a obra de Gil com foco no álbum que inauguraria sua inspirada trilogia: Refazenda, de 1975. Além de entrevistas com Gil, outros músicos e produtores, o livro reúne uma pesquisa de fôlego por todo material já publicado sobre o autor de “Lamento sertanejo” para recontar aqui histórias, memórias e experiências vividas na criação do álbum.

Nome de proa entre os maiores artistas brasileiros, Gilberto Gil criou álbuns que se tornaram clássicos. Entre eles, se destacam os que formam aquela que ficou conhecida como a trilogia “Re”: Refazenda, Refavela e Realce, com um quarto capítulo no meio deles: Refestança, parceria com Rita Lee. “O antes e o depois do exílio e o feito do Refazenda – de ter sido o primeiro trabalho a de fato lhe dar autonomia – transformaram a vida de Gil”, detalha Chris.

Sobre essa sua fase, Gil conta: “[A trilogia ‘Re’] foi uma ideia que veio depois. Quando eu fiz o Refazenda, me dedicando aos aspectos da renovação, da reconstituição de um universo etc., aquilo tudo me inspirou nesse sentido de revisita a certos recantos do meu território. Quando eu tive que pensar num movimento seguinte ao Refazenda, aí então esse sentido de revolvimento do terreno me veio à mente. Daí a ideia de revisitar o mundo negro [em Refavela]. A viagem à Nigéria foi extraordinariamente inspiradora, convidativa nesse sentido... E, lá, mais adiante, também teve o Realce, com o Refestança no meio, meu disco com a Rita... Todo esse mundo ‘Re’ foi forjado ali no Refazenda”. 

Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, destaca a importância da coleção Discos da Música Brasileira: “A série, organizada pelo jornalista e crítico Lauro Lisboa Garcia, apresenta em cada volume a história de um álbum que marcou a produção nacional, seja pela estética, por questões sociais e políticas, pela influência sobre o comportamento do público, seja como representante de novidades no cenário artístico e em seu alcance comercial. Neste volume, o álbum visitado é Refazenda, de Gilberto Gil. Pautando-se por uma linguagem clara e direta, a coleção se desenvolve a partir de uma perspectiva que contempla a valorização da memória musical na mesma medida em que busca observar os ecos e as reverberações daquelas criações na produção atual”.

Já Lauro Lisboa Garcia, organizador da coleção e que assina o prefácio, destaca a pesquisa feita pela experiente autora: “Chris Fuscaldo, que já mergulhou nas searas discobiográficas dos Mutantes e da Legião Urbana, amarrou agora seu arado aos torrões estelares do sítio de Gil, com reverência e relevância. Seu relato traz entrevistas com ele e ‘falas de outros tempos’ para recontar a história de um dos discos mais representativos da música brasileira dos anos 1970, com canções que vão se refazendo sem perder o viço, na memória e nas vozes de outros intérpretes, mesmo sem tocar no rádio”.

SOBRE A ESCRITORA

Chris Fuscaldo é jornalista, pesquisadora musical, mestra e doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, também é autora dos livros Discobiografia legionária (LeYa, 2016), Discobiografia mutante: álbuns que revolucionaram a música brasileira (Garota FM Books, 2018), Viver é melhor que sonhar: os últimos caminhos de Belchior (Sonora, 2021 – com Marcelo Bortoloti) e De tudo se faz canção: 50 anos do Clube da Esquina (Garota FM Books, 2022 – com Márcio Borges). Membro da Academia Niteroiense de Letras, acompanhou Gilberto Gil de 2019 a 2022 e assinou a curadoria do museu O Ritmo de Gil, lançado no Google Arts & Culture.

Ficha Técnica:

Refazenda: o interior floresce na abertura da fase “Re” de Gilberto Gil

Autora: Chris Fuscaldo

Edições Sesc São Paulo, 2023

ISBN Edições Sesc: 978-85-9493-243-3 (e-book)

Preço de capa: R$15,00

Os títulos das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridos em todas as unidades do Sesc São Paulo, nas principais livrarias, em aplicativos como Apple Store e Google Play, e pelo portal http://www.sescsp.org.br/loja

SOBRE AS EDIÇÕES SESC SÃO PAULO

Pautadas pelos conceitos de educação permanente e acesso à cultura, as Edições Sesc São Paulo publicam livros em diversas áreas do conhecimento e em diálogo com a programação do Sesc. A editora apresenta um catálogo variado, voltado à preservação e à difusão de conteúdos sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade. Seus títulos estão disponíveis nas Lojas Sesc, na livraria virtual do Portal Sesc São Paulo, nas principais livrarias e em aplicativos como Google Play e Apple Store.

Informações para a imprensa


Pridea Comunicação

Leandro Evangelista – (11) 97956-7338 - leandroevangelista@pridea.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário