MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Regional do Baixo Amazonas promove ensaio fotográfico junino para mães e bebês internados


Pacientes das UTI’s Neonatal e Pediátrica se caracterizaram no clima junino e tiraram fotos. Ação ocorreu durante o Arraial da Unidade de Terapia Intensiva

Desde o início do mês, o pequeno Matteo Benício está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará. Ele nasceu com 7 meses e é considerado prematuro extremo. Terceiro filho da dona Maria da Conceição Sousa da Silva, de 45 anos, o bebê viveu um dia diferente nesta quarta-feira (28). Ele vestiu itens juninos para participar de um ensaio fotográfico promovido pela unidade.

A mãe esteve junto do Matteo e comemorou o registro e a oportunidade de ficar mais perto do filho. “Eu sou muito grata, meu filho já passou por muitos desafios e hoje está aí. A gente poder ter essa primeira foto para contar uma história depois, eu fico até sem palavras. Fiquei muito feliz por conseguir pegar meu filho no colo. Ele ficou lindo. Eu espero que as fotos tenham ficado boas porque vão ser a primeiras que eu, meu marido e minhas filhas teremos dele. Ele é meu presentinho. Muito obrigado”, disse, emocionada.

Ela e outros pais foram fotografados pelas equipes de comunicação e humanização do hospital, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde. Os bebês foram todos caracterizados no clima junino para participar do ensaio fotográfico. Outras crianças, internadas na UTI Pediátrica, também participaram da ação. O objetivo foi comemorar o período junino e também produzir os registros que serão entregues aos pais dos pacientes.

“O ensaio fotográfico trouxe uma grande satisfação e alegria aos pais dos bebês recém-nascidos. Eles confeccionaram as roupinhas juninas, com todo carinho e amor para os filhos. Esse é o primeiro registro que vários pais terão dos pequenos e queremos que eles guardem como uma boa lembrança da instituição e do tempo que passaram aqui conosco”, destacou a enfermeira coordenadora das UTI’s do HRBA, Lia Mara Couto.

Já a Karine Yasmin Oliveira não teve só um modelo junino, mas dois. Ela é mãe do Anthony e do Arthur, gêmeos que nasceram prematuros e estão internados há 14 dias no Regional de Santarém. A maquiadora comemorou muito a possibilidade de tirar as fotos com os filhos, mesmo que eles tenham ficado na incubadora por conta do quadro clínico dos pequenos.

“Foi um momento maravilhoso. Vão ser fotos que vou mostrar para eles sempre, vai significar muito para todos nós. Vamos nos lembrar sempre, para toda a vida. Eles ficaram muito bonitinhos com as roupas juninas”, sorriu Karine.

As próprias mães que acompanham os bebês durante a recuperação na UTI Neonatal vão produzir molduras para as fotos dos filhos, através de uma oficina que será promovida pela Terapia Ocupacional da unidade.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência no atendimento neonatal para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios do oeste paraense. A unidade conta com 19 leitos nas duas alas de Unidade de Terapia Intensiva.

“Mais do que tratar e recuperar esses bebês recém-nascidos, o trabalho do HRBA cria lembranças positivas para toda a família dos pacientes, através de ações como essa. Promover o primeiro registro fotográfico, arrumar os bebês com roupas juninas. Tudo isso contribuí para uma assistência de excelência, por meio de um atendimento humanizado. Faz toda a diferença para esses pais e para nós, que conseguimos ofertar o melhor serviço possível”, ressaltou o secretário de estado de saúde pública, Rômulo Rodovalho.

Arraial das UTI’s

O ensaio fotográfico fez parte da programação do Arraial das UTI’s, que envolveu colaboradores, pacientes e acompanhantes das Unidades de Terapia Intensiva Adulto, Pediátrica e Neonatal.

A ação contou com iguarias juninas, bingo, dinâmicas educativas em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), decoração alusiva à época e outras atividades para animar os participantes.

Serviço

O Regional de Santarém é referência em média e alta complexidade, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ela funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.

Texto da Ascom Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA)

--

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário