MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 9 de março de 2023

Sugestão de fonte: fim do Enem digital

 


“O MEC não deu justificativas técnicas plausíveis para trocar as provas em papel pelas digitais. Desde o momento em que foi lançado o piloto do Enem digital, nunca consegui visualizar essa prova sendo aplicada no Brasil todo, uma vez que isso envolve uma infraestrutura muito complexa”. A afirmação é de Fabrício Garcia, professor e CEO da Qstione, plataforma educacional focada em análise de dados.

Para Garcia, a prova online não substitui a impressa. “Os mecanismos cognitivos cerebrais utilizados pelos estudantes na resolução de questões em provas impressas são bem diferentes dos mecanismos usados na prova online. As duas modalidades são, portanto, complementares e não excludentes”.

Além disso, ao contrário do que muitos pensam, a aplicação de provas online requer investimentos altos em infraestrutura. “A avaliação impressa é mais econômica e sustentável para as instituições de ensino”.

A agilidade no processo de correção é outro fator a ser considerado. As avaliações impressas podem ser corrigidas de forma segura, econômica, rápida e com relevante análise de dados, com a utilização de tecnologias desenvolvidas pela Qstione, por exemplo. Já as provas online podem ser aplicadas por diferentes tecnologias. Se a escolha não for feita de maneira criteriosa, corre-se o risco de não obter nenhum ganho logístico ou pedagógico importante.

Mas, claro, há vantagens na avaliação online, como a possibilidade de utilizar diferentes tipos de mídias, aplicação de modelos de itens diferentes (clicar e arrastar textos, imagens etc.), avaliar algumas habilidades mais complexas.

Assim, minha sugestão é que, sempre que possível sejam utilizados os dois métodos de avaliação, tirando proveito das vantagens de cada um em prol de um aprendizado mais significativo para os estudantes.

Fabrício Garcia está à disposição para entrevistas.

Abraços,

Renata Tomoyose

Perfil – Fabrício Garcia, sócio-fundador da plataforma Qstione, um dos mais importantes sistemas de gestão de avaliações de estudantes do Brasil. Atualmente coordena a implantação de sistemas de avaliação em todo Brasil. É palestrante nas áreas de neurolinguística, EaD e especialista em sistemas de avaliação de estudantes, além de possuir larga experiência em produção de conteúdos educacionais para internet. Com mestrado pela Universidade Federal da Paraíba (2007), atuou como professor e também foi coordenador do Núcleo de Educação a Distância da FACENE/FAMENE, Coordenador Acadêmico do curso de Medicina e Coordenador do Curso de Farmácia neste período.

Sobre a Qstione (https://www.qstione.com.br/) – Idealizada por um professor em João Pessoa-PB, a Qstione nasceu em 2015 para atender as demandas pedagógicos e de avaliação de estudantes na educação básica e superior. A tecnologia de aprendizagem desenvolvida pela startup agrega valor pedagógico ao corpo docente e aos gestores educacionais, além do ganho de eficiência no planejamento e na elaboração das avaliações. Foram mais de 115 mil provas desenvolvidas por ano, com cerca de 400 mil questões construídas, impactando mais de 80 mil alunos e capacitando cerca de 7 mil professores.

Informações à imprensa:

Renata Tomoyose

+55 11 99266-7681

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