“O
MEC não deu justificativas técnicas plausíveis para trocar as provas em
papel pelas digitais. Desde o momento em que foi lançado o piloto do
Enem digital, nunca consegui visualizar essa prova sendo aplicada no
Brasil todo, uma vez que isso envolve uma infraestrutura muito
complexa”. A afirmação é de Fabrício Garcia, professor e CEO da Qstione,
plataforma educacional focada em análise de dados.
Para
Garcia, a prova online não substitui a impressa. “Os mecanismos
cognitivos cerebrais utilizados pelos estudantes na resolução de
questões em provas impressas são bem diferentes dos mecanismos usados na
prova online. As duas modalidades são, portanto, complementares e não
excludentes”.
Além
disso, ao contrário do que muitos pensam, a aplicação de provas online
requer investimentos altos em infraestrutura. “A avaliação impressa é
mais econômica e sustentável para as instituições de ensino”.
A
agilidade no processo de correção é outro fator a ser considerado. As
avaliações impressas podem ser corrigidas de forma segura, econômica,
rápida e com relevante análise de dados, com a utilização de tecnologias
desenvolvidas pela Qstione, por exemplo. Já as provas online podem ser
aplicadas por diferentes tecnologias. Se a escolha não for feita de
maneira criteriosa, corre-se o risco de não obter nenhum ganho logístico
ou pedagógico importante.
Mas,
claro, há vantagens na avaliação online, como a possibilidade de
utilizar diferentes tipos de mídias, aplicação de modelos de itens
diferentes (clicar e arrastar textos, imagens etc.), avaliar algumas
habilidades mais complexas.
Assim,
minha sugestão é que, sempre que possível sejam utilizados os dois
métodos de avaliação, tirando proveito das vantagens de cada um em prol
de um aprendizado mais significativo para os estudantes.
Fabrício Garcia está à disposição para entrevistas.
Abraços,
Renata Tomoyose
Perfil
– Fabrício Garcia, sócio-fundador da plataforma Qstione, um dos mais
importantes sistemas de gestão de avaliações de estudantes do Brasil.
Atualmente coordena a implantação de sistemas de avaliação em todo
Brasil. É palestrante nas áreas de neurolinguística, EaD e especialista
em sistemas de avaliação de estudantes, além de possuir larga
experiência em produção de conteúdos educacionais para internet. Com
mestrado pela Universidade Federal da Paraíba (2007), atuou como
professor e também foi coordenador do Núcleo de Educação a Distância da
FACENE/FAMENE, Coordenador Acadêmico do curso de Medicina e Coordenador
do Curso de Farmácia neste período.
Sobre a Qstione (https://www.qstione.com.br/)
– Idealizada por um professor em João Pessoa-PB, a Qstione nasceu em
2015 para atender as demandas pedagógicos e de avaliação de estudantes
na educação básica e superior. A tecnologia de aprendizagem desenvolvida
pela startup agrega valor pedagógico ao corpo docente e aos gestores
educacionais, além do ganho de eficiência no planejamento e na
elaboração das avaliações. Foram mais de 115 mil provas desenvolvidas
por ano, com cerca de 400 mil questões construídas, impactando mais de
80 mil alunos e capacitando cerca de 7 mil professores.
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