MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 13 de março de 2023

Selo Paraquedas lança ficção Diásporas da Memória, de W. Pereira Carneiro

 

Selo Paraquedas lança ficção Diásporas da Memória,

de W. Pereira Carneiro

Segunda parte da tetralogia A Noite dos Cachorros Loucos, lançamento do selo Paraquedas, da Editora Claraboia, segue acompanhando a busca de uma mulher por sua identidade, nacionalidade e memórias

Após lançar Floradas do Atacama, em 2022, Wellington Pereira Carneiro segue explorando a relação entre violência e memória em Diásporas da Memória, segundo volume da tetralogia de ficção A Noite dos Cachorros Loucos. O lançamento do selo Paraquedas, da Editora Claraboia continua seguindo a trajetória de Emília e Maria das Graças, duas mulheres exiladas pelos descaminhos da violência política das ditaduras militares na América do Sul das décadas de 1970 e 1980. 

No primeiro volume, conhecemos Emília, uma refugiada que sofre de amnésia pós-traumática, impedida de contar sua história. Ela fica amiga da brasileira Maria das Graças no Rio de Janeiro, que, ao contrário de Emília, tem uma memória prodigiosa e conta com detalhes histórias de sua família, do interior de Minas Gerais. Em Diásporas da Memória, ambas precisam deixar o Brasil com o avanço da repressão do regime militar. 

Emília em busca de sua história

Emília vai para Barcelona, na Espanha, que começa a respirar ares de democracia após décadas de franquismo. Maria da Graça busca reatar laços familiares em Portugal. Emília ainda não se lembra de nada de sua vida antes de ser encontrada no Deserto do Atacama, em 1973, no período mais violento da ditadura de Augusto Pinochet no Chile, e receber asilo primeiro na Argentina, e depois no Brasil. Em Barcelona, fica recontando a si mesma as histórias que ouvia de Maria da Graça sobre suas primas do interior de Minas. Também segue pintando quadros, e enquanto pinta uma paisagem é abordada pela argentina Laura, com quem pode ter vivido uma imensa e traumática experiência antes de perder a memória.

Carneiro tem décadas de experiência como trabalhador humanitário, em países como Angola, Cazaquistão, Colômbia, Líbano, República dos Camarões, Sudão e Uganda. Atualmente, vive e trabalha na Rússia, onde atua na agência da ONU para refugiados. A vontade de condensar toda essa experiência com histórias sobre exílio, memória e a busca por si próprio que ouviu de refugiados de todo o mundo o levou a escrever A Noite dos Cachorros Loucos. “É algo da condição humana saber sua origem, condensar em uma espécie de saga”, afirma. Por sugestão da editora, a saga foi dividida em quatro partes. A terceira e a quarta parte estão em processo de formatação para serem lançadas e completarem a tetralogia. 

Essa obra de fôlego traz um olhar humanizado e com uma narrativa ficcional envolvente sobre essa questão que, neste momento em que guerras, crises humanitárias e as mudanças climáticas provocam deslocamentos cada vez mais intensos de pessoas que precisam forçosamente deixar seus lugares de origem – abandonando também muito de sua memória e histórias de vida.

“O contexto internacional está muito complicado, em todo o mundo vemos grande polarização, extremismo crescendo”, lembra Carneiro. O autor acredita que essa reflexão sobre a busca da memória tem o potencial de ensinar como essa propriedade humana pode proteger as pessoas de cometer os mesmos erros. “O extremismo é isso, a ruptura com a diferença e a imposição forçada de uma visão de mundo”, resume.

Sobre o autor

W. Pereira Carneiro nasceu em Taubaté, São Paulo, e é trabalhador humanitário há muitos anos, atuando em guerras civis e crises humanitárias em diversos países. Doutor em relações internacionais pela UnB (Universidade de Brasília) e mestre pela Universidade de Oxford, atualmente vive e trabalha na Rússia, onde atua na agência da ONU para refugiados. 

Floradas em Atacama é seu livro de estreia e primeiro volume da tetralogia A noite dos cachorros loucos. Enquanto trabalha na sequência deste romance, W. Pereira Carneiro escreve também um livro de contos inspirados em sua vivência multicultural. 

Ficha Técnica:

Diásporas da memória

Autor: W. Pereira Carneiro

Paraquedas, selo editorial Claraboia, 2023

Número de páginas: 278

ISBN: 978-65-84764-33-0

Formato: 14x21

Preço de capa nas livrarias e marketplaces: R$79,90

Exclusivamente na Loja da Clara: R$59,90

eBook: 39,90

Serviço

Lançamento do livro Diásporas da memória

W. Pereira Carneiro

Terça, 28 de março, 19h

Livraria da Travessa – Pinheiros

Rua dos Pinheiros, 513

Assessoria de imprensa

Buriti Comunicação

Paula Corrêa | paula@buriticomunicacao.com | 11 9 8339-4867

Bibiana Salles | contato@buriticomunicacao.com | 11 9 9153-9901

www.buriticomunicacao.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário