O conselheiro Plínio Carneiro Filho, ao presidir nesta quinta-feira (09/03) a última sessão ordinária do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, antes da transmissão da presidência da Corte ao conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto – o que ocorrerá nesta sexta-feira (10/03) – foi homenageado pelos demais conselheiros, que destacaram a sua liderança e as inovações que foram implementadas durante o período da pandemia da Covid-19 para manter a corte em pleno funcionamento.
Durante a sessão os conselheiros também fizeram questão de saudar a chegada à corte da conselheira Aline Peixoto – indicada e aprovada pela Assembleia Legislativa para o cargo e nomeada pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, na quarta-feira (08/03) –, que participou de sua primeira reunião no Pleno do TCM.
O conselheiro Fernando Vita, na abertura da sessão, depois de dar as boas-vindas e desejar sorte à nova conselheira no enfrentamento dos novos desafios e responsabilidades impostos pelo cargo, destacou que a sessão ordinária era a última de trabalho do mandato do presidente Plínio Carneiro Filho. E que, por isso, por dever de justiça, “devo agradecer e ressaltar o brilhante trabalho realizado especialmente ao longo destes dois últimos anos”.
Segundo o conselheiro Vita, sob a presidência e sobretudo da liderança do conselheiro Plínio Carneiro Filho, o TCM soube se “reinventar, durante o terrível período da pandemia, para cumprir seu dever com os baianos”. E, sem dúvida, “nos saímos melhor, crescemos, ao superar e vencer desafios. E para isso, presidente Plínio Carneiro Filho, foi fundamental a grandeza, a capacidade de ouvir, de conciliar, de entendimento que você demonstrou – e que teve também o seu pai, o velho Plínio, meu amigo, quando conselheiro”.
Frisou Fernando Vita o presidente Plínio Carneiro Filho “exerceu sua capacidade de administração, de liderança de gestão, num momento crucial na vida do TCM. E que foi capaz de buscar inovações tecnológicas e de processos de trabalho de forma premente, com o objetivo de manter o pleno funcionamento da corte em meio às medidas que foram adotadas de distanciamento social para conter o contágio com a Covid-19”.
Segundo Vita, quando tiver inaugurado o seu retrato na galeria dos ex-presidente, Plínio Carneiro Filho – além de encher de orgulho seu pai, o conselheiro aposentado Plínio Carneiro – terá a certeza de que fez o melhor, “que combateu o bom combate, e que por isso tem o reconhecimento dos colegas e de todos os servidores do TCM”.
No final da sessão, o conselheiro decano, José Alfredo Rocha Dias, se manifestou para ressaltar que “o conselheiro Plínio honrou o cargo de presidente que exerceu ao longo dos últimos quatro anos.” E honrou também o corpo técnico do TCM, de onde é originário”. O TCM cresceu e se fortaleceu – observou José Alfredo – “sob sua liderança, presidente Plínio Carneiro. E isto trouxe, sem dúvidas, benefícios para a Bahia, para as administrações municipais e para os cidadãos”.
Visivelmente emocionado, o presidente Plínio Carneiro Filho, disse que a única palavra que pode resumir seu sentimento é “gratidão”. Ele agradeceu aos conselheiros pela colaboração, pelo desprendimento, pelo espírito público que foram essenciais para o cumprimento da missão. Citou nominalmente todos os conselheiros presentes – especialmente o conselheiro Francisco Netto, que o sucederá a partir desta sexta-feira. Lembrou também os conselheiros aposentados Raimundo Moreira e Paolo Marconi.
Agradeceu a colaboração dos integrantes do Ministério Público de Contas, citando todos eles – Aline Paim do Rego Rio Branco, que assumirá a Procuradoria-Geral dia 15; a atual procuradora-chefe, Camila Vasquez, e os procuradores Danilo Diamantino e Guilherme Macedo.
Fez um agradecimento especial à chefe da Secretaria-Geral do TCM, Ana Mendonça “pela paciência e eficiência no trabalho” e um “agradecimento carinhoso aos trabalharam comigo no gabinete”. Agradeceu também aos conselheiros substitutos, auditores e servidores pelo empenho e entusiasmo no trabalho. E disse que a experiência o enriqueceu como pessoa, e sai convencido de que “o TCM está no caminho certo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário