Nesta sexta-feira, 10 de março, às 20h, no Teatro Unimed, o espetáculo Molly-Bloom contará com uma participação muito especial. O psiquiatra e psicanalista Jorge Forbes conversa com os atores Bete Coelho e Roberto Audio,
fazendo uma espécie de consulta com os personagens aberta ao público
presente, logo após a apresentação. Jorge Forbes foi um dos fundadores
da Escola Brasileira de Psicanálise e um dos introdutores no Brasil do
ensino sobre Jacques Lacan, psicanalista francês que reconheceu que os textos de James Joyce
tiveram importância fundamental na construção de suas teorias. Jorge
Forbes também é apresentador do programa TerraDois (TV Cultura),
inicialmente ao lado de Maria Fernanda Cândido e, logo depois, da
própria Bete Coelho, tendo recebido o prêmio de melhor programa de
televisão pela APCA, em 2017.
Em nova montagem da Cia.BR116, o espetáculo Molly-Bloom é estrelado pela atriz Bete Coelho, que também assina a direção ao lado de Daniela Thomas e divide a cena com o ator Roberto Audio. O texto, formado pelas partes finais de Ulysses, clássico de James Joyce, com tradução de Caetano Galindo e codireção de Gabriel Fernandes,
é o fluxo ininterrupto e fascinante do pensamento da personagem, que
nunca deixou de ser um desafio e uma tentação para leitores, críticos e,
talvez acima de todos, para as atrizes.
Em
cena, Leopold Bloom [Roberto Audio], icônico personagem da literatura
mundial, retorna a sua casa após flanar por cerca de 16 horas pela
cidade de Dublin, capital da Irlanda. Sua esposa, Molly Bloom [Bete
Coelho], já está dormindo, ou finge estar. Ele, exausto, deita na cama
com cautela para não a acordar e cai no sono. Molly, então, parte para
sua odisseia mental, singrando o mar de seus pensamentos. Entre
travesseiros e fluidos líquidos e gasosos, navega as águas do passado, a
infância em Gibraltar, seu pai, os enamoramentos, o primeiro beijo, o
filho morto; navega as águas do presente, o casamento, o adultério, a
barriga que está ficando grandinha, a conjectura de talvez parar com a
cerveja no jantar, a filha; e as águas fascinantes e traiçoeiras da
libido, do sexo, do proibido.
A atriz e diretora Bete Coelho explica que, em Molly-Bloom, a Cia.BR116 decidiu não encenar apenas o célebre monólogo final, desencaixando-o do livro como um fragmento isolado. “Optamos
por incluir na montagem trechos do episódio anterior, onde Leopold
Bloom, finalmente sozinho depois de um dia longo e cansativo, se prepara
para entrar na cama com a esposa que, ele sabe, cometeu adultério
naquele dia”. Trata-se de um gesto aparentemente discreto, essa
ligeira manipulação do texto que reconecta Molly e Bloom, mas com um
efeito profundamente transformador. Trazer o final do capítulo anterior
permite ao público conceber de maneira muito mais plena aquele mundo,
aquelas pessoas e a integralidade do livro Ulysses. Bete Coelho
também destaca o pensamento revolucionário da consciência e da
sexualidade femininas presentes nas falas de Molly Bloom.
Na encenação de Molly-Bloom,
Daniela Thomas criou uma cenografia (indicada ao prêmio Shell deste
ano) para que o público assista ao espetáculo como se lê a obra clássica
de Joyce, de vários ângulos. O cenário multimídia é um convite para que
a plateia esteja junto à cena, vendo pequenos detalhes da montagem. “A
ideia é trazer a amplitude do livro para o palco oferecendo maneiras
diferentes de olhar a mesma cena, sem induzir a uma única compreensão”, pontua Bete Coelho.
Teatro Unimed
O
Teatro Unimed está localizado em um dos pontos centrais da cidade de
São Paulo: esquina da Rua Augusta com a Alameda Santos, a apenas uma
quadra da Avenida Paulista. Sua programação é dedicada a espetáculos de
alta qualidade e nunca antes exibidos na cidade, como o musical Lazarus,
de David Bowie, com o qual o teatro abriu suas portas em agosto de
2019. Durante todo o período em que esteve fechado para espetáculos
presenciais, o Teatro Unimed continuou produzindo cultura e lazer, com
espetáculos de grande qualidade, online e sempre gratuitos, como parte
do projeto Teatro Unimed Em Casa. Muito versátil, com o que existe de
mais moderno em tecnologia cênica, ideal para espetáculos de teatro,
música, dança, eventos, gravações e transmissões ao vivo, o Teatro
Unimed é todo revestido em madeira, com 249 lugares, palco de 100m2,
boca de cena com 12m de largura e fosso para orquestra. Primeiro teatro
criado por Isay Weinfeld (responsável pelos projetos
dos hotéis do Grupo Fasano, do residencial Jardim, em Nova York, e do
Hotel InterContinental, em Viena), o Teatro Unimed ocupa o primeiro
andar do sofisticado edifício projetado pelo arquiteto, o Santos
Augusta, empreendimento da desenvolvedora Reud, combinação única de
escritórios, café, restaurante e teatro, o que permite uma experiência
completa, antes e depois de cada espetáculo. Elegante e integrado ao
lobby no piso térreo, o Perseu Coffee House é a porta
de entrada do Santos Augusta. Com mobiliário vintage original dos anos
50 e 60, assinado por grandes nomes do design brasileiro, como Zanine
Caldas, Rino Levi e Carlo Hauner, e uma carta de cafés, comidinhas e
drinks clássicos, é o lugar perfeito para encontros informais, desde um
café da manhã até o happy hour. O Casimiro Ristorante,
localizado no quarto andar do edifício, é uma iniciativa de um dos mais
admirados e tradicionais restaurantes de São Paulo o Tatini, fruto da
dedicação de três gerações de profissionais voltados para a gastronomia
italiana de qualidade: Mario Tatini, Fabrizio Tatini e Thiago Tatini.
Molly-Bloom
Teatro Unimed
Ed. Santos Augusta, Al. Santos, 2159, Jardins, São Paulo
Sessão especial seguida por conversa com Bete Coelho, Roberto Audio e o psicanalista Jorge Forbes: sexta, 10 de março (ingressos à venda)
Curta temporada: somente até 26 de março de 2022
Horários: sextas e sábados, às 20h. Domingos, às 18h
Valores: Inteira - R$ 140,00 (plateia), R$ 100,00 (balcão). Meia-entrada - R$ 70,00 (plateia) e R$ 50,00 (balcão).
Clientes Unimed têm 50% de desconto com apresentação da carteirinha. Descontos não cumulativos.
Horários da Bilheteria: Sexta e sábado, das 12h30 às 20h30. Domingos, das 10h30 às 18h30.
Duração: 75 minutos
Classificação: 14 anos
Capacidade: 249 lugares
Gênero: Comédia dramática
Acessibilidade: Ingressos para cadeirantes e acompanhantes podem ser reservados pelo e-mail contato@teatrounimed.com.br
Recomenda-se o uso de máscara durante todo o espetáculo.
Estacionamento com manobrista: R$ 25,00 (primeira hora) + R$ 10,00 (por cada hora adicional)
Vendas pela internet: www.sympla.com.br/teatrounimed
www.teatrounimed.com.br
https://www.facebook.com/TeatroUnimed
https://www.instagram.com/teatrounimed/
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