MEDIÇÃO DE TERRA

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quarta-feira, 15 de março de 2023

Mês do Consumidor: como se proteger de golpes online

 

São Paulo, março de 2023.



Especialista em segurança da QI Tech compartilha dez dicas para não ser vítima de fraudes

O Mês do Consumidor chegou e a data esperada por muitos, traz oportunidades de compra com descontos e promoções. Os fraudadores também se aproveitam da data e abusam da ingenuidade, displicência ou pressa dos consumidores para lucrarem com golpes. Para evitar que os consumidores sejam vítimas de fraudes, Gabriel Scherer, especialista antifraude, sócio da QI Tech, e idealizador do Caas - Conheça seu cliente, unidade de negócios antifraude e antilavagem de dinheiro, explica as práticas mais novas usadas pelos golpistas e traz dicas para proteção contra cibercriminosos.

O phishing é o formato mais comum de fraudes no Brasil. Do inglês pescaria, a prática tem este nome exatamente porque o fraudador joga a isca, “pescando” possíveis vítimas. Também chamado de golpe da engenharia social, utiliza diferentes recursos para extrair das vítimas informações pessoais, dados financeiros e até senhas, que serão utilizados posteriormente para roubo de valores de contas bancárias, compras, entre outros.

Scherer alerta: “Desconfie de pessoas pedindo dinheiro, ou seus dados, e/ou dinheiro por aplicativos de mensagens, SMS, redes sociais ou e-mails”.

Confira abaixo dez dicas para você se manter protegido de possíveis golpes.

  1. Ouça seu banco. As instituições financeiras estão constantemente estudando e aprendendo sobre as últimas tendências de fraude, e eles têm interesse legítimo em manter seus consumidores protegidos. Na dúvida, entre em contato com o  banco. Caso desconfie de uma chamada do banco feita ao seu celular, use outro aparelho para ligar ao banco.
  2. Use Biometria e autenticação de dois fatores no seu celular e outros dispositivos, como leituras faciais ou senhas de uso único. E lembre-se de não disponibilizar nenhum código que receber via SMS ou Whatsapp para ninguém, nunca!
  3. Proteja suas informações, esteja atento a mensagens de texto, e-mails ou websites projetados para induzi-lo a fornecer dados pessoais. Se você receber uma mensagem suspeita afirmando ser de seu banco, não responda. Em vez disso, relate suas suspeitas nos canais oficiais. Se receber a mensagem do banco via SMS, questione via email, se receber por chamada, conteste de outro aparelho. Lembre-se que os bancos nunca pedem dados ou códigos via ligação ou mensagens.
  4. Combine com sua família e amigos, que em caso de pedidos de dinheiro ou vendas, que a pessoa faça chamada de voz ou vídeo para garantir que o pedido é realmente seu.
  5. Desconfie de preços muito baixos em compras online e oportunidades muito atraentes.
  6. Sempre confira o endereço do remetente dos e-mails recebidos e não acesse páginas suspeitas.
  7. Evite utilização de wi-fi público.
  8. Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências. Nunca compartilhe o código de verificação recebido quando você realiza o cadastro da chave Pix. A prática de confirmar a criação da chave também não existe.
  9. Nunca compartilhe código de verificação que você receber via Whatsapp, SMS este código pode dar acesso a um fraudador para tomar sua conta. Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo.
  10. Sempre que for realizar uma transferência via Pix, verifique os dados do recebedor após digitar a chave no aplicativo do Banco. Caso não apareça o nome da pessoa ou empresa para a qual você deseja transferir, pode ser um golpe.

A melhor ferramenta contra a fraude é a educação, leia com atenção  e compartilhe!

Sobre a QI Tech:

A QI Tech é a primeira Sociedade de Crédito Direto aprovada pelo Banco Central do Brasil. Somos uma empresa de tecnologia com licença bancária, o que nos permite operar como instituição financeira e capacitar nossos parceiros para que ofereçam serviços bancários 100% digitais. Combinamos uma plataforma inteligente e todas as conformidades regulatórias para que nossos clientes possam oferecer serviços de pagamento e crédito com segurança e da maneira que melhor se encaixe com o seu modelo de negócio.  


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