O
Mês do Consumidor chegou e a data esperada por muitos, traz
oportunidades de compra com descontos e promoções. Os fraudadores também
se aproveitam da data e abusam da ingenuidade, displicência ou pressa
dos consumidores para lucrarem com golpes. Para evitar que os
consumidores sejam vítimas de fraudes, Gabriel Scherer, especialista
antifraude, sócio da QI Tech,
e idealizador do Caas - Conheça seu cliente, unidade de negócios
antifraude e antilavagem de dinheiro, explica as práticas mais novas
usadas pelos golpistas e traz dicas para proteção contra
cibercriminosos.
O phishing é
o formato mais comum de fraudes no Brasil. Do inglês pescaria, a
prática tem este nome exatamente porque o fraudador joga a isca,
“pescando” possíveis vítimas. Também chamado de golpe da engenharia
social, utiliza diferentes recursos para extrair das vítimas informações
pessoais, dados financeiros e até senhas, que serão utilizados
posteriormente para roubo de valores de contas bancárias, compras, entre
outros.
Scherer
alerta: “Desconfie de pessoas pedindo dinheiro, ou seus dados, e/ou
dinheiro por aplicativos de mensagens, SMS, redes sociais ou e-mails”. Confira abaixo dez dicas para você se manter protegido de possíveis golpes. - Ouça seu banco. As
instituições financeiras estão constantemente estudando e aprendendo
sobre as últimas tendências de fraude, e eles têm interesse legítimo em
manter seus consumidores protegidos. Na dúvida, entre em contato com o
banco. Caso desconfie de uma chamada do banco feita ao seu celular, use
outro aparelho para ligar ao banco.
- Use Biometria e autenticação de dois fatores
no seu celular e outros dispositivos, como leituras faciais ou senhas
de uso único. E lembre-se de não disponibilizar nenhum código que
receber via SMS ou Whatsapp para ninguém, nunca!
- Proteja suas informações,
esteja atento a mensagens de texto, e-mails ou websites projetados para
induzi-lo a fornecer dados pessoais. Se você receber uma mensagem
suspeita afirmando ser de seu banco, não responda. Em vez disso, relate
suas suspeitas nos canais oficiais. Se receber a mensagem do banco via
SMS, questione via email, se receber por chamada, conteste de outro
aparelho. Lembre-se que os bancos nunca pedem dados ou códigos via
ligação ou mensagens.
- Combine com sua família e amigos,
que em caso de pedidos de dinheiro ou vendas, que a pessoa faça chamada
de voz ou vídeo para garantir que o pedido é realmente seu.
- Desconfie de preços muito baixos em compras online e oportunidades muito atraentes.
- Sempre confira o endereço do remetente dos e-mails recebidos e não acesse páginas suspeitas.
- Evite utilização de wi-fi público.
- Cadastre suas chaves Pix apenas
nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet
Banking ou agências. Nunca compartilhe o código de verificação recebido
quando você realiza o cadastro da chave Pix. A prática de confirmar a
criação da chave também não existe.
- Nunca compartilhe código de verificação que
você receber via Whatsapp, SMS este código pode dar acesso a um
fraudador para tomar sua conta. Não forneça senhas ou códigos de acesso
fora do site do banco ou do aplicativo.
- Sempre que for realizar uma transferência via Pix, verifique os dados do recebedor
após digitar a chave no aplicativo do Banco. Caso não apareça o nome da
pessoa ou empresa para a qual você deseja transferir, pode ser um
golpe.
A melhor ferramenta contra a fraude é a educação, leia com atenção e compartilhe!
Sobre a QI Tech: A
QI Tech é a primeira Sociedade de Crédito Direto aprovada pelo Banco
Central do Brasil. Somos uma empresa de tecnologia com licença bancária,
o que nos permite operar como instituição financeira e capacitar nossos
parceiros para que ofereçam serviços bancários 100% digitais.
Combinamos uma plataforma inteligente e todas as conformidades
regulatórias para que nossos clientes possam oferecer serviços de
pagamento e crédito com segurança e da maneira que melhor se encaixe com
o seu modelo de negócio. |
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