MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 13 de março de 2023

Dia do Consumidor: cuidados na hora das compras para não ser vítima de golpes

 


Neste mês de muitas promoções, especialista indica como se proteger para não ser alvo de criminosos no consumo online

São Paulo, março de 2023 - O calendário do varejo tem atraído cada vez mais o público ávido por promoções e facilidades. A sazonalidade também tem despertado os hackers, que navegam em busca de alvos vulneráveis para roubo de dados e clonagem de cartões. Se antes a preocupação eram apenas as transações online em sites de compras, hoje é preciso redobrar a atenção com pagamentos via PIX e até golpes em máquinas de cartão em lojas físicas.

O mês de março tem um significado para o varejo por conta da Dia Mundial do Consumidor, comemorado no dia 15, e já é considerado como data de grandes descontos. Assim como o comércio e os consumidores estão se preparando para as promoções especiais do período, os ‘cybers criminosos’ também já planejam seus ataques. As fraudes ocorrem de diversas formas, seja a partir de um link malicioso, imagens no WhatsApp, ofertas agressivas em aplicativos e sites ou roubo de dados por meio do cartão de crédito ou de débito.

Uma pesquisa divulgada recentemente pela OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda online do país, junto com a AllowMe, empresa de proteção de identidades digitais, revelou que o prejuízo estimado com golpes digitais em 2022 no Brasil chegou a R$ 501 milhões. 

“Algumas datas têm sido muito significativas e têm gerado grande movimentação de dinheiro, inclusive no comércio virtual onde criminosos ficam cada vez mais ativos. Precisamos repensar algumas atitudes, principalmente a maneira como estamos lidando com a segurança digital. Proteção deve ser prioridade, principalmente neste momento de invasões, fraudes e golpes de todas as modalidades”, alerta Alan Morais, diretor executivo da EXA Tecnologia e especialista em segurança digital. 

Para que não haja dores de cabeça é sempre bom ficar atento ao que está sendo oferecido nos anúncios das promoções e, antes de fazer qualquer tipo de transação online, se certificar sobre a veracidade das informações para que a compra seja segura e não dê abertura para qualquer tipo de tentativa de fraude. 

• Desconfie de qualquer oferta muito agressiva. Por trás desses links pode haver roubo de dados, senhas e informações sigilosas que estão armazenados no dispositivo; 

• Páginas falsas e links maliciosos podem estar ‘camuflados’ de promoções tentadoras em Marketplaces, sites e aplicativos de compras;

• Prefira acessar os sites das lojas digitando o endereço e não por meio de links recebidos ou divulgados nas redes sociais. O WhatsApp não tem os anúncios, mas oferece risco;

•  Se a compra online é com uma loja ou vendedor que você já conhece e o pagamento será feito por PIX, opte por usar o CNPJ da empresa como chave do destinatário – no site da Receita Federal, é possível checar gratuitamente, aqui, se aquele CNPJ de fato pertence a quem está vendendo o produto.

• Não utilize computadores públicos, celulares de terceiros e nem redes públicas ou abertas para uma compra online. Recomenda-se não usar wi-fi pública e nunca efetuar transação bancária com senha em conexões que não sejam particulares. Sempre usar computador com antivírus, firewall ativado e navegador e sistema operacional atualizados.

• Fique atento ao passar os cartões de débito e crédito. Confira sempre o valor a ser creditado, não revele sua senha para ninguém e tenha certeza que o cartão devolvido é mesmo o seu. A troca de cartões é uma prática antiga de golpistas e pode trazer muita dor de cabeça.

Sobre a EXA Tecnologia 

A EXA Tecnologia é uma empresa criada pelo grupo FS, líder em cyber security. A startup, com expertise no desenvolvimento de soluções de segurança, oferece um portfólio completo para múltiplos clientes em diferentes segmentos. A empresa tem o compromisso de manter os brasileiros cada vez mais seguros, para que cada um possa viver sem preocupação. Portal: https://exa.com.br/

Informações à imprensa | GBR Comunicação

Larissa Carvalho – larissa.carvalho@gbr.com.br – 13 99741-4550

Mariane Corazza – mariane.corazza@gbr.com.br - 11 99619-2565

Jussara Leal – jussara.leal@gbr.com.br - 11 99384-5071

Nenhum comentário:

Postar um comentário