Levantamento
traz ainda top 5 de marcas de veículos elétricos e híbridos mais
anunciadas na plataforma, com destaque para a Toyota com seu modelo
Corolla fabricado no Brasil
O
Data OLX Autos, braço de inteligência da OLX, divulga a nova edição do
Radar Autos, levantamento exclusivo com informações de monitoramento e
tendências do setor automotivo.
"A
primeira edição do Radar Autos com balanço de 2023 traz uma visão
aprofundada dos primeiros meses do ano, onde enfrentamos cenários
diferentes na política e economia, tanto no Brasil quanto mundial. Para
os próximos meses, estamos atentos aos próximos passos do mercado e, a
partir de novas diretrizes de políticas fiscais e monetárias, será
possível analisar o setor pelo time Data OLX Autos, transformando dados
em conhecimento e apoiando decisões em 2023”, reforça Flávio Passos, VP
de Autos da OLX Brasil.
Radar Autos
A
venda de automóveis e comerciais leves novos registrou crescimento de
4,39% no primeiro bimestre deste ano, quando comparado ao mesmo período
de 2022, mesmo com a queda de 2,68% em fevereiro. O mesmo cenário
ocorreu com os veículos usados, com redução de 1,2% no mês passado, com
alta acumulada no ano em 5,28%.
Segundo
o estudo, o feriado de Carnaval em fevereiro influenciou neste
resultado, uma vez que o perfil de consumo fica mais direcionado em bens
e serviços de lazer - em 2022 foi em março; além das condições de
crédito mais restritas, os gastos elevados de início de ano, incertezas
referentes à conjuntura econômica de curto prazo e um menor poder de
compra.
Também
em fevereiro houve uma variação negativa na produção de automóveis
leves, de -0,5%, com 152 mil unidades fabricadas, o que pode ser
explicado pela paralisação de algumas fábricas por um curto período de
tempo e ainda há algumas dificuldades no abastecimento de
semicondutores, mesmo com a melhora ao longo do último ano. No entanto,
houve um crescimento da média diária de emplacamento de carros, métrica
considerada relevante pelo mercado.
Os
carros com idade superior a 13 anos continuam predominando as vendas de
seminovos e usados, de acordo com a Fenauto, com 34% do mercado em
janeiro. Os chamados usados jovens, com quatro a oito anos de uso, ficam
em segundo lugar (26%), seguido dos maduros (nove a 12 anos), com 24%.
Os seminovos, que têm entre zero e três anos, são responsáveis por 16%
dos veículos negociados.
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