Laphroaig,
whisky escocês single malt de Islay, que faz parte do portfólio
da Suntory Global Spirits, recebeu na última quinta-feira, 16 de maio de
2024, o Royal Warrant, selo de qualidade concedido pela Coroa
Britânica, dessa vez por sua Majestade Rei Charles III.
Mesmo
antes disso, Laphroaig já tinha um selo real. A nomeação aconteceu em
1994, na época feita pelo Príncipe de Gales, sendo o único whisky
escocês a receber esse título. O reconhecimento da renomada destilaria
escocesa é motivo para celebrar, e reforça o conceito de excelência e
qualidade do destilado, produzido na ilha de Islay, desde 1815. O selo,
que em tradução livre, significa ‘Garantia Real’, é uma recomendação de
qualidade cedida a marcas e serviços aprovados pela família real do
Reino Unido.
Laphroaig
é uma das mais renomadas destilarias de single malt whisky. Seu perfil
sensorial distinto – que traz notas defumadas e iodadas – vem do uso de
turfa (peat) no processo de secagem (kilning) da cevada maltada, sua
matéria prima. Ela é uma das únicas destilarias da Escócia a maltar
parte de sua cevada. A maioria das destilarias compra o malte pronto.
Seu rótulo mais icônico é o Laphroaig 10 anos, que matura em barricas de
carvalho americano de ex-bourbon por, no mínimo, uma década. Outro
adorado pelos entusiastas é o Quarter Cask, cuja segunda maturação
ocorre em barris menores, de um quarto do tamanho tradicional, fazendo
com que o líquido tenha contato mais intenso com a madeira.
Sobre a Suntory Global Spirits
Com
sede em Nova York, a Suntory Global Spirits é uma subsidiária da
Suntory Holdings Limited, do Japão. Presente em quase 30 países, a
empresa surgiu em 2014, quando a Suntory, líder japonesa na fabricação
de bebidas, adquiriu a produtora de whiskies Beam Inc. Atualmente,
emprega cerca de 6 mil funcionários em escritórios, destilarias e vendas
e tem seus produtos à venda em 69 países.
No
Brasil, onde mantém operação própria desde 2019, a Suntory distribui os
bourbons Jim Beam e Maker’s Mark, os whiskies japoneses Yamazaki,
Hakushu, Hibiki e Chita e o gim espanhol Larios, entre outras marcas de
alcance global.
Nenhum comentário:
Postar um comentário