MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 29 de junho de 2024

Recursos lúdicos ajudam a trabalhar a empatia desde a primeira infância

 

divulgação


Recursos lúdicos ajudam a trabalhar a empatia desde a primeira infância 

Ao conviver com mensagens e referências inclusivas, a criança aprende de forma intuitiva 

No mundo atual, onde estereótipos, preconceitos e intolerância ainda são desafios significativos, a importância de promover empatia desde os primeiros anos de vida torna-se cada vez mais evidente.


Estudos na psicologia indicam que crianças entre 3 e 5 anos já começam a atribuir julgamentos aos diferentes grupos, influenciadas pelo meio em que vivem. “É na primeira infância que a criança vai desenvolver valores, moldar a sua personalidade e começa a adotar as suas referências. Daí a importância de ser trabalhar o respeito à diversidade e a compreensão do grupo de forma heterogênea”, destaca a Doutora em Educação Tatiana dos Santos.


Reconhecendo essa necessidade, o projeto audiovisual infantil "Os 6 Gatinhos", surge como ferramenta para transmitir mensagens sobre inclusão, aceitação e amor pelos animais de forma lúdica e de fácil entendimento pelos pequenos.


Lançado este ano, "Os 6 Gatinhos" utilizam personagens animais resgatados de maus-tratos e abandono para contar histórias emocionantes e inspiradoras. Através de músicas e animações 2D, a iniciativa aborda temas como amizade, adoção, respeito às diferenças e sustentabilidade, incentivando os pequenos a desenvolverem pensamento crítico e valores essenciais desde cedo.


“Nós acreditamos que a primeira infância é o momento crucial para moldar a personalidade e os valores das crianças, e queremos ser uma referência positiva nesse processo”, destaca Johnny Valerio, ator, pedagogo e um dos idealizadores do projeto.


Uma das músicas, "Amigo", aborda explicitamente a importância de respeitar as diferenças e promover a inclusão. “É nosso dever educar as crianças para aprender a conviver, respeitar e compreender a diversidade. O olhar sensível, inclusivo e responsável pode sim, ser construído por meio da educação, pois educação tem este efeito transformador e trabalhar isso de lúdica ajuda muito”, destaca dra. Tatiana dos Santos, responsável pelo Sentir Educação que aborda temas como inclusão, diversidade e inteligência emocional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário