MEDIÇÃO DE TERRA

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sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

SMS: como desenvolver uma campanha de conversão eficaz?

 


Por Bruno Cedaro

Por mais simples que muitos o considerem, optar por uma campanha de SMS é extremamente vantajoso para aumentar a conversão de clientes das empresas. Além de ser uma das ferramentas a atender 100% dos aparelhos celulares, suas mensagens são capazes de entregar uma comunicação muito mais direta e assertiva ao público-alvo, contribuído para a conquista de melhores resultados a favor do crescimento da marca em seu segmento.

Diante de um intenso avanço da digitalização no mercado, hoje, grande parte da população dedicam um tempo considerável utilizando seus celulares para diversas atividades rotineiras. Em um levantamento feito pela Electronics Hub, como exemplo, das 16 horas diárias que costumamos ficar acordados, mais da metade desse tempo é destinado ao uso de smartphones e computadores. Na prática, isso representa 56,6% das horas acordadas em frente a telas, o equivalente a cerca de nove horas do dia.

Considerando este hábito, optar por campanhas de SMS para se comunicar com seus clientes é uma escolha inteligente e estratégica. Isso porque, o alcance das mensagens enviadas por este sistema de mensageria curta atinge a marca dos 98%, junto com uma média de 90% de pessoas que visualizam o texto em até três minutos de seu recebimento.

Em comparação com outros canais de comunicação, o SMS apresenta uma maior propensão de abertura e leitura, por um preço bem mais acessível para as empresas. Afinal, não apenas seu valor de investimento é menor, podendo chegar a até cinco vezes mais barato, como também possibilita a realização de múltiplas estratégias com conteúdos diferentes, direcionadas a segmentações variadas – um combo de benefícios que, em outras plataformas, não é encontrado.

Para as empresas que desejam usufruir das mesmas vantagens deste sistema de mensageria em conjunto com tecnologias mais robustas, os resultados poderão ser ainda maiores. Isso acontece, como exemplo, no Easy RCS, ferramenta que chegou ao mercado em 2020 com o intuito de revolucionar o envio de mensagens pelas empresas, de uma forma muito similar com o que acontece no SMS.

O envio de textos neste recurso ocorre da mesma forma que no sistema de mensageria curta, mas seu grande diferencial está em sua capacidade de transmitir maior confiabilidade e segurança na comunicação. Afinal, as mensagens serão criptografadas através de um perfil verificado gratuito para que se crie uma rede mais segura a todos os envolvidos, reduzindo riscos de fraudes ou ataques de cibercriminosos que corrompam e vazem os dados do negócio e de seus consumidores.

Independentemente da estratégia seguida, toda empresa deve ter claro em mente que será preciso monitorar constantemente a campanha adotada, assegurando a tomada de decisões inteligentes. Por isso, é preciso estabelecer objetivos bem definidos coerentes com a realidade do negócio e que sejam passíveis de serem mensurados, de forma que consigam ajustar o que for preciso ao longo dessa trajetória.

Não há um único jeito de realizar essa mensuração. Porém, um dos métodos mais utilizados é a realização de testes A/B e, até mesmo, a inserção de links nos textos que direcionem o leitor a uma outra página da marca para conduzir sua jornada. Assim, se torna mais fácil acompanhar de perto uma maior quantidade de campanhas, os resultados obtidos e como criar abordagens mais assertivas.

Cada cliente responderá de um jeito diferente ao relacionamento com suas marcas, e é dever delas compreender essas preferências e se adaptar. Sendo assim, busque explorar ao máximo, destes indicadores de desempenho a favor da criação de estratégias mais inteligentes, evitando o envio de mensagens de forma excessiva, em horários inapropriados e com erros gramaticais, o que apenas irá prejudicar a imagem e reputação do seu negócio. Com estes cuidados, as campanhas de SMS trarão performances cada vez melhores para o crescimento da sua empresa.

Bruno Cedaro é COO Digital da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.

 

Sobre a Pontaltech:

Fundada em 2011, a Pontaltech é uma empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel que ajuda empresas a automatizar e escalar seus atendimentos com um portfólio composto por diversos canais digitais e de voz. Com soluções integradas de SMS, e-mail, chatbot, RCS, agente virtuais, entre outros, simplifica a comunicação das empresas com seus clientes de forma inteligente e eficiente, sem nunca perder a proximidade humana.

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Nathalia BellintaniTel: +55 (11) 9849-1352 Email: nathalia@informamidia.com.brwww.informamidia.com.br


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