O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu com entusiasmo o decreto de renovação, por mais um ano, do “Paquete contra la inflación y la carestia” (PACIC) no
México, publicado nesta quarta-feira (27) pelo Presidente Andrés Manuel
López Obrador. A medida, que visa auxiliar no combate à inflação no
país, isenta o imposto de importação aplicado para produtos que compõem o
consumo das famílias mexicanas e tem se tornado um impulso para as
exportações brasileiras, fortalecendo as relações comerciais entre os
dois países.
A
lista de produtos beneficiados pelo PACIC inclui itens como carne de
aves, carne suína, carne bovina, milho, arroz e ovos – produtos nos
quais o Brasil tem forte presença exportadora.
Em
2023, o México se tornou o 5º principal parceiro comercial brasileiro,
atrás da China, Estados Unidos, Argentina e União Europeia. Também neste
ano, o México passou o Chile e o Paraguai, colocando-se como segundo
principal destino das exportações agropecuárias brasileiras na América
Latina. A evolução deve-se, em grande parte, à implementação do PACIC em
maio de 2022, que facilitou a entrada de produtos brasileiros no
mercado mexicano, em especial no setor agropecuário, em razão da isenção
temporária de impostos sobre importações de itens essenciais.
Os
dados de comércio entre janeiro e novembro de 2023 revelam que as
exportações brasileiras agropecuárias para o México atingiram cerca de
US$ 2,259 bilhões, sendo que mais de 90% desse valor corresponde a itens
da lista de produtos beneficiados pelo pacote anti-inflacionário
mexicano. Com o PACIC, o Brasil passou a ser o segundo fornecedor de
carne de aves ao mercado mexicano, e o México o décimo terceiro
principal destino das exportações agropecuárias brasileiras, com
participação de 1,7% no total exportado.
No
final de novembro deste ano, uma comitiva do Mapa, liderada pelo
secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa,
visitou o México para negociar a prorrogação do referido pacote em
reuniões estratégicas com autoridades do governo mexicano,
representantes da Embaixada brasileira e parceiros comerciais.
“A
renovação do PACIC é, portanto, uma vitória tanto para o agro
brasileiro quanto para a economia familiar mexicana, reforçando a
relação comercial entre os dois países e abrindo caminho para futuras
oportunidades de crescimento e cooperação”, ressaltou Perosa.
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