De acordo com a empresa, esse foi o primeiro teste bem sucedido feito por um caminhão pesado totalmente sem intervenção humana. A viagem aconteceu durante a noite, entre um pátio ferroviário em Tucson, Arizona e terminou em um centro de distribuição em Phoenix. Os testes foram realizados com a aprovação e supervisão do Departamento de Transporte do Arizona e da polícia.
Para garantir a segurança, um veículo viajou 8 quilômetros na frente do caminhão, para intervir na viagem caso fosse detectado algum obstáculo inesperado. Atrás do caminhão, outro carro seguia o bruto, apenas para garantir a segurança da viagem.
De forma totalmente autônoma, o caminhão realizou mudanças de faixa, ultrapassagens, parou em semáforos, e utilizou corretamente as rampas de acesso em viadutos, interagindo de forma natural com outros veículos na rodovia.
“Este teste reforça o que acreditamos ser nossa posição única na vanguarda do transporte autônomo de caminhões, oferecendo tecnologia de condução avançada em escala comercial”, disse o CEO da TuSimple, Cheng Lu.
Para a TuSimple, o motorista dentro da cabine é o principal custo operacional para o transporte rodoviário, e, a longo prazo, o uso da tecnologia autônoma substituindo o motorista reduz consideravelmente os custos. Além disso, a empresa projeta uma economia de 10% no consumo de combustível, já que o sistema opera prevendo as viagens como um todo.
Atualmente, a TuSimple tem 70 caminhões autônomos sendo testados nos Estados Unidos e na China, com mais de 3 milhões de quilômetros rodados por esses veículos.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário