MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Sug. para o Dia Internacional da Mulher - case de empreendedorismo materno, em segmento masculino, resistência de mercado e mudança de carreira

Markable Comunicação

Olá, tudo bem?
Já que o  Dia internacional  da mulher está próximo (08/03), gostaríamos de sugerir alguns cases de executivas incríveis assessoradas aqui pela Markable Comunicação. Tem mãe que empreendeu com a filha, empreendedora que enfrentou resistência do segmento por acreditar no negócio, case de aprendiz de cabeleireira que virou CEO e até mesmo case de sucesso de dentro de um segmento que é prioritariamente masculino, o de indústria. 
Um estudo  recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostrou que ter mulheres na liderança é um dos fatores que contribui para maior desempenho e lucratividade das empresas, já que em 75% das empresas que optaram por escolher mulheres para cargos gerenciais houve um aumento considerável nos lucros, cerca de 5% a 20%. No Brasil, houve crescimento financeiro em mais da metade das 451 empresas pesquisadas com mulheres na gestão. 
Abaixo contamos um pouco mais de cada uma delas e estamos à disposição caso tope fazer uma matéria sobre o assunto.
Abraços

Mãe e filha  à frente de franquia de sucesso
A carioca Regina Jordão contrariou amigos e familiares e apostou num negócio que, a princípio, não parecia ser boa ideia: um instituto de depilação a cera na Cidade Maravilhosa. Maluquice aos olhos de uns, mas não para a filha Alessandra Jordão que abraçou o sonho da mãe e colocou a “mão na massa” logo cedo, aos 16 anos. De porta em porta e no boca a boca, as duas convenceram muita mulher a conhecer sua cera exclusiva, que provoca menos dor e muito mais conforto. “Eu chamava as amigas e saímos para panfletar depois das aulas e aos fins de semana”, lembra Alessandra que hoje é o braço direito da mãe. Em seis meses e com mais de mil clientes cadastradas o negócio decolou e elas começaram a estruturar a segunda loja. O instituto que começou com investimento de R$ 40 mil em 1996 virou franquia em três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. e a 50ª loja acaba se ser inaugurada, no Rio de Janeiro.

Um olhar feminino para a educação
Enquanto isso, na capital paulista, Sylvia de Moraes Barros leva, desde 1994, a metodologia da The Kids Club para todo o Brasil. Atrás de um método eficaz que ensinasse inglês para crianças a partir dos 18 meses e atendesse uma lacuna na escola das escolas de idiomas, Sylvia foi até a Inglaterra para entender como era possível lecionar o inglês de maneira lúdica e atrativa. Enfrentando resistência dos pais nos primeiros anos, que não entendiam como era possível uma criança aprender um segundo idioma sem se confundir com a língua materna, a empresária insistiu e, pacientemente, foi educando como não só era possível, como é essencial. Em 2018, a rede cresceu 15% em relação ao ano anterior e hoje conta com mais de 70 unidades, revelando o enorme potencial do segmento de educação de línguas. Outro ponto interessante é que na administração da rede a maior parte do efetivo é feminino. 

De aprendiz de cabeleireira a CEO 
E também foi na capital paulista que a mineira de Passos voou. Aprendiz de cabeleireira e uma vontade imensa de transformar vidas, Melina Alves adentrou, até um pouco sem querer, no universo do UX, que significa User Experience. O termo, relativamente novo, tem por objetivo melhorar ao máximo a experiência que o consumidor pode ter com determinado produto - uma maneira, aos olhos da jovem, de transformar vidas. Trabalhando em agências de publicidade, Melina foi estudando por conta, investindo todo o tempo possível em sua capacitação e consolidando seu nome no mercado, tornando-se pioneira no Brasil a profissionalizar o tema. Há 10 anos, fundou a DUXcoworkers, primeira agência de UX do Brasil.

Perfil de liderança desde a infância
Por fim, mas não menos importante, também temos a mulher que se desafia no ambiente predominantemente masculino: o da indústria. Giordania R. Tavares é diretora executiva e responsável por tornar a Rayflex, empresa do ramo de portas rápidas, expoente no Brasil e na América Latina. Giordania acompanhou o crescimento da empresa desde pequena e, na adolescência, negociou um emprego com o pai - seu antecessor.  “Eu disse a ele que se me desse um trabalho nunca mais eu lhe pediria dinheiro”, conta. Firme nas palavras e gestos, é ela quem decide e encabeça importantes reuniões com homens líderes de outras empresas.



Markable ComunicaçãoFernanda Mendonçafernanda@markable.com.br
(11) 4329-2418 / (11) 4329-2419

Nenhum comentário:

Postar um comentário