MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Agenda Econômica - 27/01 a 31/01

Banco Daycoval

Overview Semanal
Destaques da semana

Na semana passada, os destaques da agenda econômica doméstica foram os dados de inflação, com o IPCA-15 de janeiro, de atividade econômica com o Caged de dezembro, além da Arrecadação Federal também referente ao mês de dezembro. No exterior, os destaques foram as decisões de política monetária tanto do Banco Central Europeu (BCE na sigla em Inglês) quanto do Banco Central do Japão (BoJ, também na sigla em inglês). Além dos dados preliminares de atividade econômica de janeiro com os PMIs das principais economias desenvolvidas.

As decisões de política monetária desta semana se deram num ambiente de atenções voltadas tanto para o Fórum Econômico Mundial em Davos quanto de preocupações em relação ao crescente número de infectados pelo coronavírus na China. Foi neste contexto que o BCE e o BoJ decidiram por manter suas políticas inalteradas. Além disso, a presidente do BCE, Christine Lagarde, em entrevista coletiva após a decisão anunciou algumas revisões na estratégia de política monetária da instituição.

Lagarde, explicou que o BCE vai revisar várias questões e fará algo semelhante ao "Fed Listens", como é conhecida uma série de eventos promovida pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) para colher impressões da comunidade sobre a economia americana.

Lagarde disse ainda que a revisão tem a ver "com a forma como" o BCE se comunica e acrescentou que a instituição vai avaliar a maneira como mede a inflação da zona do euro.

Ainda no exterior, os PMIs do bloco comum apresentaram certa melhora na margem. Na prévia de janeiro, o PMI industrial da região avançou de 46,3 em dezembro para 47,8. Desempenho superior ao esperado pelo mercado, que projetava expansão para apenas 46,8. Nos Estados Unidos, por outro lado, o indicador recuou de 52,4 para 51,7 em janeiro, abaixo da expectativa de 52,5.

No Brasil, a Arrecadação Federal de dezembro foi de R$ 147,5 bilhões, com este resultado a arrecadação total do ano de 2019 foi de R$ 1,56 trilhão, 1,69% maior que em 2018, ajustada a preços de dezembro de 2019.

Sobre o Caged de dezembro, o saldo líquido de empregos formais do período, sem ajuste, foi de -307.311. Desempenho melhor que o esperado pelo mercado, que projetava queda de 324 mil vagas. Com este resultado, o saldo acumulado do ano de 2019, ajustado, foi de 644.079 vagas, melhor resultado da economia brasileira desde 2013.

Por fim, o IPCA-15 de janeiro, variou 0,71% e acumulou alta de 4,34% em 12 meses, acima dos 3,91% de dezembro.

Os grupos que mais contribuíram para a alta desta leitura foram Alimentação no domicílio (0,37 p.p.), ainda pressionada pelo choque de proteínas bovinas, e combustíveis (0,17 p.p.). Do lado negativo, Energia elétrica residencial apresentou recuou de 0,08 p.p. (para mais detalhes leia nosso post completo aqui).

Esta Semana

Para esta semana, os destaques da agenda doméstica serão os dados de emprego de dezembro com a PNAD, e os dados de inflação do Índice Geral de Preços-M (IGP-M) da FGV referente ao mês de janeiro. Nossa expectativa é de taxa de inflação de 0,55%. No acumulado em 12 meses, o índice acumulará alta de 7,89%.

No exterior, destaque para a decisão de política monetária do Fed na quarta-feira (29) e o PIB da economia americana no quarto trimestre de 2019 na quinta-feira (30). Por fim, na sexta-feira (31), também conheceremos o PIB da Zona do Euro. A expectativa do mercado é de alta de 0,2% na comparação contra o terceiro trimestre de 2019 e 1,1% contra o mesmo período do ano anterior.



Imagens relacionadas
Agenda Econômica de 27 a 31 de janeiro
Agenda Econômica de 27 a 31 de janeiro
Daycoval Asset Management
baixar em alta resolução



Press à Porter

Cláudia Rozembrá
Coordenadora de Comunicação Corporativa
claudiarozembra@pressaporter.com.br
(11) 3813-1344 Ramal 37

Nenhum comentário:

Postar um comentário