MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

ExpoRural-ES encerra sua primeira edição com mais de 20 mil visitantes



O contato com os animais, o clima de campo e a variedade de expositores fizeram da primeira edição da ExpoRural-ES 2015 um sucesso. Mais de 20 mil pessoas circularam pelo Pavilhão de Carapina nos quatro dias do evento, que teve início na quinta-feira (24) e terminou no último domingo (27).

Muitas famílias prestigiaram a feira e curtiram muitas atrações para a garotada, entre elas a exposição de animais, o parque infantil, o circuito de Agility e a exposição de peixes. Na fazendinha, as crianças puderam cavalgar, tirar fotos com pássaros e pequenos animais, entre eles, pôneis, mini burro e coelhos. “A gente nunca tinha participado de um evento assim e adoramos. Meu filho não queria mais sair da feira”, disse Mariana Torrezane.

Na área interna do pavilhão, as vendas foram movimentadas com a comercialização de flores, mel, cachaças e cervejas, cafés e artesanatos. A ExpoRural-ES integrou o movimento “Compre do Pequeno Negócio”, lançado pelo Sebrae – correalizador do evento – para estimular a demanda por produtos e serviços de empresas de menor porte.  De acordo com Zezinho Boechat, coordenador geral da ExpoRural-ES, o balanço da feira foi positivo. “Fizemos um evento compacto, mas que reuniu os segmentos principais cadeias produtivas do Espírito Santo. E a comercialização de pequenos e grandes produtos gerou renda para nossos 170 expositores, em negócios fechados e prospectados durante o evento”, afirma.

Os criadores de animais também se reuniram na ExpoRural-ES. A feira contou com o Leilão Terras de Guará, dedicado a ovinos e caprinos; o Feirão de Novilhas Girolando e Reprodutores Gir Leiteiro; e a Exposição Especializada de Cavalos Mangalarga Marchardor, com julgamentos de marcha e morfologia.

A programação técnica da ExpoRural-ES foi considerada de altíssimo nível pelos participantes. O I Diálogo Capixaba para o Desenvolvimento Rural Sustentável reuniu 800 participantes nas palestras e seminários realizados nos dias 24 e 25 de setembro. Entre os temas estavam: produção de cafés sustentáveis, agricultura familiar, encontro de empreendedores do agronegócio, pecuária sustentável, recursos hídricos e trabalhos de construção do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag 3) em relação a mudanças climáticas e ovinocultura.

A primeira edição da ExpoRural-ES contou ainda com outros destaques. Os minicursos promovidos pelo Senar atraíram muitas pessoas interessadas em participar de capacitações na área de culinária. Já a Exposição de Aquários, promovida em parceira com o Ifes – campus de Alegre, reuniu mais de 200 peixes entre animais de grande porte e peixes ornamentais. O Salão da Cachaça e da Cerveja Artesanal, e os espaços dedicados à Fruticultura, Cacau, Mel e Artesanato receberam muitos visitantes e foram atrações à parte com seus belos estandes e variedade de produtos. Já a Exposição de Flores reuniu produtores de diferentes municípios, que puderam comercializar muitas plantas ornamentais, flores e acessórios. A feira contou também com exposição de máquinas agrícolas, veículos utilitários, sorteio de brindes e muitas opções gastronômicas, tanto em lanches rápidos quanto nos restaurantes instalados na praça de alimentação.

Entre os visitantes, a ExpoRural-ES foi um sucesso. “Foi a primeira vez que pude tocar em animais como cavalos, bois e carneiros. Foi uma experiência incrível tanto para mim quanto para minha filha”, contou Paola Montanari, italiana que mora no Brasil há apenas dois anos. “A parte de floricultura estava bem diversificada, muito bom para quem gosta de plantas. E a possibilidade de ver de perto os animais, foi bem interessante. Espero que repitam a ExpoRural-ES nos próximos anos”, disse o visitante Alex Alves, morador do município da Serra.

A ExpoRural-ES 2015 foi realizada pela Extrema Eventos, correalizada pelo Sebrae e contou com parceria da Secretaria da Agricultura Abastecimento Aquicultura e Pesca (Seag) e suas vinculadas – Ceasa, Incaper e Idaf; e do Sistema Faes/Senar, ao lado dos principais parceiros institucionais e privados da agropecuária capixaba.

 Camila Fregona

Nenhum comentário:

Postar um comentário