Será que Nicolás Maduro não está disposto a financiar o desfile dos Unidos da Cara de Pau do Palácio do Planalto? Nota do Itamaraty é pusilânime!
Eu
poderia começar este post afirmando que a presidente Dilma Rousseff
deveria, ao menos, ter senso de ridículo. Mas seria uma contradição nos
próprios termos. Se tivesse, não estaria onde está, fazendo o governo
que faz. Depois da cerimônia em que recebeu os novos embaixadores —
inclusive María Lourdes Urbaneja Durant, representante da Venezuela —, a
governanta concedeu aquela entrevista desastrada. E comentou a crise no
país vizinho.
Afirmou
não se sentir nem um pouco constrangida com a presença de María Lourdes,
um dia depois de o tirano Nicolás Maduro ter mandado prender Antonio
Ledezma, prefeito da grande Caracas. Refletiu, então: “Eu
não posso receber um embaixador baseada em questões internas do país.
Eu recebo os embaixadores baseada nas relações que eles estabelecem com o
Brasil”.
É mesmo?
Em 2012, o
Senado paraguaio depôs, de acordo com as leis do país, Fernando Lugo,
aquele misto de esquerdista e reprodutor de batina. A deposição foi
absolutamente legal, amparada na Constituição. Dilma não reconheceu o
novo governo. Em companhia de Cristina Kirchner e José Mujica, suspendeu
o Paraguai do Mercosul, abrigando em seguida justamente a… Venezuela,
que já era uma ditadura. Desrespeitou o protocolo do bloco quando puniu
um país e beneficiou o outro.
Em 2009,
também de acordo com a Constituição do país, Manuel Zelaya, o psicopata
que governava Honduras, foi deposto. Lula e Hugo Chávez tentaram
derrubar o governo interino, incitando a guerra civil. Mais: Zelaya se
refugiou na embaixada brasileira em Tegucigalpa e, de lá, tentou
comandar a reação.
Vale
dizer: os petistas se metem, sim, na realidade interna dos demais países
da América Latina, desde que seja para proteger seus aliados
ideológicos. Pode cometer indignidades as mais variadas. Em 2008, forças
colombianas atacaram um acampamento dos terroristas das Farc que ficava
em território equatoriano. O governo Lula não deu um pio sobre o
absurdo de o Equador abrigar terroristas. Preferiu censurar a Colômbia e
tentou arrancar na OEA uma censura ao país.
Em 2009, o
Exército colombiano apreendeu com as Farc armamento pesado oriundo da…
Venezuela. Celso Amorim, então ministro das Relações Exteriores, teve a
indignidade de dizer que não havia provas a respeito. Uma semana depois,
o próprio Chávez admitiu que era verdade. Afirmou que os equipamentos
tinham sido roubados, o que era, obviamente, mentira.
E Dilma
vem agora dizer que seu governo não se mete na realidade interna de
outros países. Na noite desta sexta, o Itamaraty soltou uma nota
pusilânime. Leiam. Volto em seguida.
O Governo brasileiro acompanha com grande preocupação a evolução da situação na Venezuela e insta todos os atores envolvidos a trabalhar pela paz e pela manutenção da democracia. O Brasil reitera seu compromisso em contribuir, sempre que solicitado, para a retomada do diálogo político amplo e construtivo na Venezuela e, nesse sentido, saúda o anúncio do Secretário-Geral da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) sobre a preparação de visita à Venezuela da Comissão de Chanceleres da UNASUL formada pelos Ministros de Relações Exteriores de Brasil, Colômbia e Equador
O Governo brasileiro acompanha com grande preocupação a evolução da situação na Venezuela e insta todos os atores envolvidos a trabalhar pela paz e pela manutenção da democracia. O Brasil reitera seu compromisso em contribuir, sempre que solicitado, para a retomada do diálogo político amplo e construtivo na Venezuela e, nesse sentido, saúda o anúncio do Secretário-Geral da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) sobre a preparação de visita à Venezuela da Comissão de Chanceleres da UNASUL formada pelos Ministros de Relações Exteriores de Brasil, Colômbia e Equador
É infame!
Nem mesmo faz referência à prisão arbitrária de Ledezma. Eis Dilma
Rousseff! Não é que esta senhora não goste de ditadura. Ela só é contra
ditaduras em mãos que considera erradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário