Aplicativo foi criado por grupo de jovens durante evento em Rio Branco.
'Cozinha Fácil' tem 10 mil receitas cadastradas.
Equipe criou aplicativo que monta receita com o que tem na geladeia (Foto: Samuel Araújo (Arquivo/Pessoal)
Preparar pratos com ingredientes disponíveis na geladeira. Essa é a
proposta do 'Cozinha Fácil', aplicativo de celular que sugere receitas a
partir do que se tem acessível em casa. O aplicativo foi criado e
desenvolvido por uma equipe de 9 pessoas durante as 54 horas do Startup
weekend Rio Branco,
evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas
Empresas (Sebrae-AC) , durante a II Semana de Economia Criativa e
Digital do Acre. A ideia ficou em segundo lugar dentre os cinquenta
aplicativos apresentados no evento.De acordo com Alice, além de facilitar na hora de cozinhar, já que a pessoa vai utilizar somente aqueles alimentos disponíveis na geladeira, a ideia é fazer com que o consumidor seja criativo na hora de preparar a refeição.
"Queremos trazer criatividade para as pessoas que usam o aplicativo, fazer com que elas se sintam capazes de criar uma receita interessante com o que tem em casa. Muita das vezes a gente acaba indo comprar alguma coisa na rua, uma comida mais rápida e acaba gastando bem mais, podendo aproveitar o que tem em casa", conta
Slogan do aplicativo "Cozinha Fácil', criado
durante Startup Weekend em Rio Branco
(Foto: Divulgação)
Com quase 10 mil receitas cadastradas no programa e divididas por
seções, Alice diz que os integrantes do grupo realizaram uma pesquisa
para oferecer receitas criadas com todos os tipos de alimentos. "Ele
[aplicativo] é o inverso do que está sendo feito hoje em dia, porque as
pessoas buscam uma receita pronta na internet. Nossa proposta é de
colocar os ingredientes que você tem ali na sua geladeira ou armário sem
precisar ir ao mercado gastar", esclarece.durante Startup Weekend em Rio Branco
(Foto: Divulgação)
Alice participou do evento com mais dois irmãos, Daniel Balado e Carmem Balado, os demais integrantes do grupo ainda não se conheciam. A analista revela que na hora de formar os grupos e propor os projetos, seus irmãos acabaram gostando da ideia do aplicativo e resolveram ajudar no desenvolvimento e criação do App.
"A ideia inicial foi minha, apresentei para o grupo e eles gostaram. Fomos pro evento juntos, fizemos as inscrições separados. Eles até tiveram a opção de participar de outro grupo, mas eles gostaram e adotaram", conta.
A equipe de Alice conta ainda com a psicóloga Lara Leite, a estudante de administração de empresas, Carmen Balado, o sociólogo Josué Santos, o dentista Thiago Ávila, o designer Clóvis Boca, o analista de sistemas Daniel Balado, o estudante de sistemas Hélio Melo e desenvolvedor de software Marcos Araújo.
Dos cinquenta projetos apresentados inicialmente, apenas dezessete passaram para a segunda etapa da competição. O 'Cozinha Fácil', de Alice, ficou em segundo lugar, ganhando consultoria de empreendedorismo, tecnologia e desenvolvimento em aplicativos, um treinamento de três meses na Germinadora [empresa que capacita e testa a aptidão dos novos empreendedores para o mercado de trabalho], em São Paulo.
A psicóloga Lara Leite ajudou a
criar o Cozinha Fácil (Foto: Aline Nascimento/G1)
A psicóloga Lara Leite conta que durante os dias de criação e
desenvolvimento do aplicativo, a equipe esteve focada para terminar no
prazo os detalhes e programas do aplicativo."Teve gente da nossa equipe
que passou a noite trabalhando. Ficávamos revezando nos trabalhos, foi
até cansativo, mas deu tudo certo", diz.criar o Cozinha Fácil (Foto: Aline Nascimento/G1)
O aplicativo para celulares 'Cozinha Fácil' só estará disponível na versão gratuita para Android. De acordo com Lara, a equipe ainda está finalizando alguns detalhes e a expectativa é que daqui um mês vai estar disponível também para os celulares iOS. "Nós fizemos um teste, fomos em alguns lugares e oferecemos o aplicativo gratuitamente para umas pessoas e elas gostaram. Estamos finalizando uns detalhes e depois faremos um lançamento", explica.
Inicialmente, o grupo espera conseguir mil usuários, oferecendo apenas para alguns amigos e parentes. Depois dessa meta, segundo Alice, vai ser feito um lançamento oficial do aplicativo. "Liberamos o programa no sábado [29]. Vamos fazer uma divulgação entre nossos amigos, parentes, conhecidos, a meta é atingir esses mil usuários dessa forma. Se dê certo, faremos um lançamento bem maior", diz.
Sobre a sensação de ter levado o segundo lugar, Alice revela que mesmo sabendo que o a ideia era boa, não esperava ganhar. "A gente fica na expectativa de ganhar, era uma competição, então, sempre esperamos ganhar ou perder. Demos nosso melhor, sabíamos que o prêmio seria a consultoria. Foi uma surpresa muito boa", finaliza.
Startup Weekend
O objetivo do evento, que tem duração de 54 horas seguidas, é criar e desenvolver novas empresas pelo compartilhamento de ideias sobre aplicativos ou protótipos de produtos. O evento conta com a participação de empreendedores, administradores de empresas, designers, programadores e diversas pessoas que queiram desenvolver seus projetos sobre tecnologia. O SW é realizado por uma rede global, com edições realizadas em quase 500 cidades em todos os continente.
Durante o fim de semana de realização, o evento contou com mentores que auxiliaram os participantes na elaboração das empresas, projetos ou aplicativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário