MEDIÇÃO DE TERRA

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segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Procon dá dicas para aproveitar as promoções de fim de ano


Confira orientações para evitar complicações com as compras
 
 
Alice Orth
Lojas
Passado o Natal e diminuídas as expectativas de vendas, são muitas as lojas que oferecem promoções especiais para renovar seus estoques. Alguns saldões e liquidações vão até o Réveillon, mas até meados de janeiro será possível encontrar produtos com desconto. Para evitar problemas com as compras nessa época, o Procon Goiás oferece dicas que podem orientar o consumidor. Observar a qualidade do produto e testá-lo antes de levar para casa são algumas das orientações. Confira a lista:
Dicas do Procon
• Pesquise o preço dos produtos pelas diversas formas: internet, catálogos, folders, material publicitário das lojas. A pesquisa é a melhor forma de saber se de fato o produto está em promoção ou se o preço está mascarado.
• Avalie a real necessidade do produto. Mesmo que ele esteja com preço bem mais em conta, de nada adianta a suposta economia se o produto for desnecessário. Cuidado com o desequilíbrio financeiro.
• Conhecendo os preços e, constatando que o desconto é real, verifique a qualidade da mercadoria, se não está com vícios. Se possível, faça o teste de funcionamento na hora. Leia a embalagem, verifique todas as informações.
• Informe-se sobre a política de troca da loja. Geralmente, os lojistas não trocam produtos em promoção, e, caso façam a troca, veja o quantitativo dos itens que ainda estarão à venda.
• Lembre-se: o lojista não tem obrigação legal de devolver diferença do valor de mercadoria na troca. Troca-se o produto por um de igual valor ou de valor superior, quando o consumidor deve pagar a diferença.
• Atenção! Há casos em que os produtos estão com preços promocionais em virtude de apresentarem vícios, como arranhões em eletrodomésticos, manchas em peças de vestuário, produtos do mostruário. Nestes casos, o consumidor tem que ser avisado desta condição, e o lojista deve informar o vício por escrito na nota fiscal ou outro documento. Do contrário, o consumidor tem o direito da troca.
• Mercadorias a serem entregues pelos lojistas no endereço residencial do consumidor devem ser conferidas no momento do recebimento. Caso haja alguma irregularidade, devolva imediatamente, descrevendo os problemas na nota de devolução. O detalhamento pode ser muito útil no futuro.
Compras Online
• Quanto aos produtos comercializados por meio da internet, mesmos aqueles com preços promocionais, deve ser observado o exercício do direito do arrependimento no prazo de sete dias, contados da data do recebimento da mercadoria. Não há necessidade de nenhuma justificativa para a devolução.
• O consumidor que constatar qualquer irregularidade ou abuso pode denunciar ao Procon Goiás por meio do disque denúncia 151 ou (62) 3201-7100; na sede do órgão de defesa do consumidor, que fica na Rua 8 nº 242, Centro, em Goiânia; ou ainda nos postos de atendimento instalados nas agências Vapt Vupt. Outro canal de atendimento é o Procon Virtual: www.webprocon.com.br/goias.

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