MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Saiba os cuidados para tomar antes de fechar a compra do imóvel


por
iG / Minas Gerais - Henrique Moraes
Publicada em 30/12/2014 09:29:28
Quem for comprar imóvel deve ficar atento a alguns cuidados importantes. Antes de efetuar o pagamento do sinal, no caso de condomínios, é recomendável examinar a escritura de convenção e o regulamento interno. Saber como é a forma de rateio das contribuições condominiais e o uso das áreas de estacionamento e guarda de veículos também são importantes.
“Para evitar surpresas o comprador deve estar ciente do valor e da sua obrigação de pagar o Imposto sobre Transações de Bens Imóveis (ITBI) devido ao município ao fazer a escritura definitiva de venda e compra. Deve atentar ainda para o valor das custas correspondentes à lavratura do ato e ao registro do título no Cartório Imobiliário”, informa o advogado Ivan Gonçalves do escritório Wellington Euclydes de Souza & Advogados Associados.
Especialista em gestão imobiliária da Rio Imóveis Prime, Cristina Figueiredo diz que há de se ter cuidado com o cálculo das prestações e seus reajustes, além de algumas parcelas que serão mais altas de tempos em tempos.
“Tudo tem que estar previsto no orçamento. De preferência, que já se tenha reserva para o caso de qualquer imprevisto, como o desemprego. Por isso, não aconselho que faça um financiamento, se para pagá-lo, vai depender de receber o salário”, orienta.
Entre os empreendimentos à venda no Rio que mostram de forma detalhada suas condições está o Soho Residence, na Barra, da Brookfield Incorporações. O residencial tem apartamentos de um, dois, três e quatro quartos com o valor é a partir de R$ 583.100.
Internet ajuda muito na hora de pesquisar
Rodolfo Machado, diretor da construtora Fmac, diz que pesquisar é a principal dica para não errar na compra de um imóvel, tanto na questão financeira quanto no que se refere a documentação.
“A internet ajuda na pesquisa, mas ir ao bairro e visitar os estandes é essencial. É importante conhecer a construtora, a qualidade de acabamento e os prazos de entrega”, orienta o diretor da Fmac, que lança em janeiro o Village Vert, condomínio, na Freguesia, Zona Oeste do Rio.
“A melhor dica é estar atento às melhores ofertas procurando sempre uma empresa devidamente autorizada”, explica Sandro Sawala, diretor da Sawala Imobiliária.
Segundo o advogado Ivan Gonçalves, do escritório Wellington Euclydes de Souza, dentre as causas que podem inviabilizar a conclusão do contrato, destaque-se a situação jurídica do vendedor e do imóvel.
“Daí ser desaconselhável pagar o sinal antes do exame de toda a documentação pertinente”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário