Como na última posse de Eduardo, Paulo Câmara vai caminhando até Palácio.
Mesmo assim, Lincoln de 1933 está pronto para a cerimônia do dia 1º.
Lincoln conversível foi fabricado em 1933, mas ainda funciona perfeitamente (Foto: Reprodução / TV Globo)
Pela segunda vez na história, o carro oficial do Governo de Pernambuco
não será utilizado pelo governador eleito na cerimônia de posse do dia
1º de janeiro. Assim como fez Eduardo Campos
no seu segundo mandato (2010), Paulo Câmara (PSB) vai caminhando da
Assembleia Legislativa até o Palácio do Campo das Princesas na
quinta-feira (1º). Mesmo assim, o Lincoln conversível azul fabricado em
1933, que já transportou até a Rainha Elizabeth, está pronto para ser
usado na cerimônia, caso o governador eleito mude de ideia.Somente o motor não é original - foi trocado em 1948. O equipamento não falha, mas consome muito combustível. Com um litro, roda apenas dois quilômetros. Mesmo assim, o veículo é ligado pelo menos duas vezes por semana para não perder o bom funcionamento. Nessas ocasiões, circula pelo pátio da Casa Militar, onde fica guardado no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. A casa ainda mantém uma sala inteiramente dedicada à história do Lincoln, com registros dos seus momentos mais importantes. Fotos e recortes de jornais mostram, por exemplo, o ex-presidente Getúlio Vargas e a Rainha Elizabeth utilizando o conversível.
Oficialmente, o carro oficial do Governo de Pernambuco só sai da garagem uma vez por ano: no desfile do Sete de Setembro. A cada quatro anos, também leva os governadores eleitos para a cerimônia de posse no Palácio do Campo das Princesas. É um trajeto de apenas 500 metros, a partir da Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), na Boa Vista, área central do Recife.
Por anos foi assim. No entanto, em 2010, Eduardo Campos contrariou a tradição seguida por governadores como Eraldo Gueiros e Miguel Arraes e resolveu fazer esse caminho a pé.
Mais uma vez, o governador eleito Paulo Câmara seguiu os passos do mentor e disse que vai chegar ao Campo das Princesas caminhando na cerimônia do dia 1º. Por isso, o Lincoln vai continuar na garagem, esperando para voltar a ser visto pelo público no Sete de Setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário