MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Radar flagra motoristas escondendo placa de veículos para evitar multas


Em Cuiabá, homem foi flagrado no porta-malas cobrindo a placa do veículo.
Condutor que praticar esse ato pode ser multado e ter o veículo apreendido.

Do G1 MT
Homem esconde a placa de carro ao passar por radar em Cuiabá (Foto: Divulgação/Secretaria de Trânsito de Cuiabá)Homem no porta-malas de carro esconde a placa do veículo ao passar por radar em avenida de Cuiabá (Foto: Divulgação/Secretaria de Trânsito de Cuiabá)
Pelo menos 50% das imagens coletadas pelos radares e lombadas eletrônicas, instalados há cerca de um mês em Cuiabá, não possibilitam a Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) a registrar o auto de infração. Segundo o secretário da pasta, Antenor Figueiredo, parte desse percentual é referente a veículos com prerrogativas que os permitem exceder o limite de velocidade indicado na região, como ambulâncias e viaturas policiais. Outra parte, porém, ainda não estimada pela secretaria, é de condutores que deliberadamente cobrem as placas para impedir a ação de fiscalização do órgão, conforme informou Figueiredo.
Em um dos casos registrados pelos radares na capital, um homem que está no porta-malas de um veículo coloca a mão para fora do carro e cobre a placa no momento em que o automóvel passa pelo radar, a 95 km/h, na Avenida Beira Rio. O flagrante foi registrado no fim do mês de agosto, às 3h29 da madrugada.
“Já tivemos casos de placas entortadas, outros em que o veículo está todo limpo, mas tem barro só na placa, e por aí vai”, revelou o secretário ao G1. Segundo ele, a SMTU está analisando a possibilidade de realizar blitz nos locais onde os equipamentos estão instalados para tentar coibir essa prática.
Antenor explica que apenas com as imagens das placas que foram escondidas não é possível identificar o condutor do veículo. No entanto, se um agente de trânsito flagrar a situação e conseguir chegar até o motorista, o mesmo pode ser multado e ter o veículo apreendido, afirmou o secretário. Em outro caso citado como exemplo, motociclistas chegam a se deitar no veículo para cobrir a placa traseira no momento em que a moto passava pelo equipamento de monitoramento.
Homem esconde a placa de moto ao passar por radar em Cuiabá (Foto: Divulgação/Secretaria de Trânsito de Cuiabá)Em outro flagrante, motociclista estica o braço para esconder
a placa (Foto: Divulgação/Secretaria de Trânsito de Cuiabá)
Em outras situações, a iluminação do próprio veículo na região da placa dificulta a visualização. A partir destas imagens, a SMTU deve concluir um levantamento sobre qual parcela desses flagrantes aponta que a placa foi de alguma forma escondida para evitar a multa.
A Prefeitura de Cuiabá instalou lombadas eletrônicas nas avenidas Beira-Rio (2), Mato Grosso (2) e General Melo (1). Os radares fixos foram instalados nas avenidas Miguel Sutil (6), Beira-Rio (2) e República do Líbano (2); e os detectores de avanço semafórico foram colocados na Avenida Generoso Ponce (2) e Avenida General Melo. A sinalização de todos os equipamentos já foi instalada, segundo informações da prefeitura.
Os aparelhos para multar quem ultrapassa o sinal vermelho, entretanto, não irão funcionar entre 22h e 5h59, por uma questão de segurança aos motoristas. No entanto, se os condutores ultrapassarem a velocidade permitida, serão multados.
Homem esconde a placa de moto ao passar por radar em Cuiabá (Foto: Divulgação/Secretaria de Trânsito de Cuiabá)Secretário de trânsito informa que quem tentar esconder a placa pode ter o veículo apreendido
(Foto: Divulgação/Secretaria de Trânsito de Cuiabá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário