MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Égua é sacrificada após diagnóstico positivo para mormo, em Goiânia


Animal contaminado estava prenhe e participava de uma competição.
Doença infectocontagiosa não era registrada em Goiás desde 1960.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Uma égua foi sacrificada nesta sexta-feira (31), em Goiânia , após ser diagnosticada com mormo, uma doença infectocontagiosa que pode ser transmitida para o homem. O animal contaminado, da raça manga-larga machador, estava prenhe e era mantido isolado na sede da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA). A égua participava de uma competição em exposição agropecuária neste mês quando surgiu a suspeita da doença. O local foi isolado.
Uma amostra do sangue do animal foi enviada ao Laboratório Nacional Agropecuário, do governo federal, no Recife. O diagnóstico positivo para a doença foi anunciado na quinta-feira (30).
O mormo é causado por uma bactéria transmitida por secreções do animal doente, como urina, fezes e secreção nasal. Dentre os sintomas nos cavalos estão febre, emagrecimento e pneumonia. Não existe vacina para a doença e a orientação do Ministério da Agricultura é sacrificar o animal infectado.
Na sede da SGPA, estão proibidas a entrada e saída de animais que estão na SGPA. Todos os 128 bichos que estão no local terão de ser examinados. Serão feitos dois testes: um imediatamente e outro em cerca de 30 dias. Caso os testes de todos os animas resultem negativo para a doença, o parque será desinterditado. Já se um dos equinos estiver infectado, os testes terão de ser reiniciados.
Segundo o fiscal federal agropecuário Wendell Amaral, não havia registro da doença em Goiás desde a década de 1960.  “O risco para o ser humano existe, apesar de que a literatura não cita casos transmitidos diretamente do cavalo para humano, mas sim em caso que a pessoa contraiu manipulando a bactéria. Mas há uma possibilidade quando o animal está com a sintomatologia da doença, que não era o caso aqui”, explica.
Cavalos são mantidos isolados após diagnóstico de mormo na Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura, em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Cavalos são mantidos isolados após diagnóstico de mormo na SGPA (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário