Kleyzes Seixas
A venda de refeições, não só em residências, como em empresas, é uma tendência de negócios, segundo o gestor do projeto de comércio do Sebrae, Fabrício Barreto.
Os motivos? Esse serviço facilita a vida dos clientes, que contam com a comodidade de receber o alimento sem precisar se deslocar em uma cidade onde a mobilidade urbana passou a ser um dos grandes problemas.
Os negócios voltados para facilitar a vida do consumidor têm a sua fatia de mercado garantida, devido à rotina atribulada da população, que prefere serviços ágeis, explica o gestor do Sebrae. "Um mercado positivo não apenas para negócios que comercializam comida pronta, como a congelada, tudo que proporciona facilidade", diz.
Outros motivos que fazem desse negócio um bom nicho de mercado é a questão da insegurança em que a população vive por causa da violência, sobretudo à noite, o que leva muita gente a preferir receber amigos em casa. As blitzes da lei seca também contribuem, já que a tolerância com a ingestão de álcool é zero.
Preço e comodidade
Com formação na Espanha e França, a chef Tatiana Albano acumulou experiência e trouxe para a Bahia uma tendência da Europa, que é ajustar o preço à comidade. Sete meses após inaugurar o Deseo Gourmet, vendendo refeições de variados sabores, a demanda cresceu 70%, passando de 10 pratos por dia, para 30. Aos domingos, a média é de 60.
O resultado positivo foi conseguido com um trabalho contínuo na qualidade e na visibilidade da marca, explica. "É importante amar o que se faz e arregaçar as mangas. Nesta semana, por exemplo, o motoboy faltou, mas peguei meu carro e fiz a entrega, além de fazer o pós-venda, para saber se a comida chegou com qualidade", diz.
Para quem tem interesse na área, o investimento inicial não é alto. Com cerca de R$ 300 já é possível começar. O gestor do Sebrae sugere comprar o material de produção à medida que o empreendedor vai vendendo e recebendo o pagamento, para o capital ir girando.
Para esse negócio, é importante considerar alguns riscos, como a confusão patrimonial, para não misturar dinheiro pessoal com o do investimento, e com a atribuição de funções dos funcionários, e, como em qualquer empreendimento, é imprescindível fazer um plano de negócio para estabelecer as metas a serem alcançadas.
Dicas para atuar com entrega em domicílio
Riscos: Apesar de o mercado de entrega em domicílio ser uma tendência pelas facilidades que oferece ao consumidor, todo negócio tem seu risco. Nesse caso, é importante ficar atento à confusão patrimonial, porque é comum o empreendedor confundir o patrimônio pessoal com o do negócio;Segurança alimentar: Com o crescimento do negócio, os empreendedores deverão ser submetidos às exigências legais em relação à segurança alimentar da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para se adequar ao padrão estabelecido, existem cursos;
Atribuições: Como esses negócios são iniciados, geralmente, de maneira informal, é muito comum contar com funcionários e ajudantes que não têm suas atribuições bem definidas. Para evitar problemas futuros e planejar bem o negócio, é importante atribuir a função de cada pessoa;
Planejamento: É importante fazer o plano de negócio, necessário para estabelecer o passo a passo e as metas que devem ser alcançadas. Para quem tem poucos recursos para investir, uma dica é começar como empreendedor individual (EI), categoria com a qual o empresário garante a formalização, o que lhe dá direito a emitir nota fiscal e tomar empréstimo, por exemplo. O EI desembolsa uma taxa mensal de R$ 36,20 ou mais R$ 1 de ICMS ou R$ 5 de ISS, a depender do setor.
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