MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 5 de abril de 2014

'Madame Chocolat' diz que produto em barra é melhor que ovo de páscoa


Especialista diz que ovos de páscoa perdem em qualidade.
'O bom chocolate é como música', diz Chloé Doutre-Roussel.

Do G1 PA
Chloé Roussel escola de Chocolate RS Meu Negócio (Foto: andro Seewald/Divulgação)Chloé Roussel diz que bom chocolate depende
apenas de cacau de qualidade
(Foto: Andro Seewald/Divulgação)
A francesa Chloé Doutre-Roussel não se deixa influenciar pelo colorido dos ovos de páscoa vendidos em supermercados: especialista em cacau gourmet, a 'Madame Chocolat' acredita que, embora sedutores, os produtos tem qualidade inferior aos chocolates em barra. "Em termos de qualidade, você está perdendo. O chocolate precisa ser derretido, exposto a trabalho adicional e embalagens. Comer um chocolate que está no mesmo formato desde o começo é melhor. Os ovos tem um sabor pior que o das barras. Você perde em satisfação, sem dúvida", explica a especialista.
Autora do livro "Chocolate Connoisseur", a francesa está no Brasil para o 2º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, realizado até domingo (6) em Belém. Segundo ela, apesar da qualidade inferior e dos preços mais elevados, os ovos sempre terão seu lugar graças ao simbolismo da páscoa. "É uma oportunidade de presentear com chocolate, então isto compensa. É maravilhoso usar chocolate como presente, como uma mensagem de 'eu me importo com você', mas em termos de qualidade você não compra ovos, compra barras", avalia.
Livro de Chloe Doutr-Russel já foi traduzido em 5 idiomas (Foto: Divulgação / Chloe Chocolat)Livro de Chloe Doutr-Russel já foi traduzido em 5
idiomas (Foto: Divulgação / Chloe Chocolat)
Sabor colaborativo
Com 35 anos dedicados ao estudo e apreciação do chocolate, Chloé conversou com o G1 sobre a qualidade do cacau brasileiro, que depende de uma combinação de fatores para produzir sabores diferentes.
"Não existe apenas um sabor de cacau no Brasil. O cacau expresso no chocolate é resultado de uma colaboração de todas as etapas e humanos envolvidos na produção. Começa com quão madura está a a fruta na colheira, a genética, o terroir - que é o clima, o solo e outros fatores locais que influenciam na expressão genética  - e, da feita que é colhido, a forma como você trata o cacau e quanto tempo fica armazenado. O consumidor está interessado no cholocate, então procura no sabor o resultado da interferência de um conjunto de pessoas, além da mãe natureza", define.
Segundo Chloe, a paixão pelo chocolate é praticamente universal, mas cada pessoa precisa descobrir a melhor forma de apreciar a iguaria -e não precisa ser especialista para se conhecer um bom produto. "Qualquer humano que não tenha fumado, mascado chiclete ou feito uma refeição pesada pode identificar um bom chocolate. As pessoas precisam descobrir quando seus sentidos estão despertos, no ambiente certo – sem barulho, cheiro de comida, e que estejam relaxados. Esse é o momento certo", explica.
Para a especialista, embora o chocolate seja uma boa sobremesa, só é possível sentir todo o sabor quando o produto é consumido em jejum. Para perceber a qualidade, você precisa provar o chocolate longe das refeições, beber somente água, ter algum apetite para seu paladar estar apurado, e ouvir - porque o bom chocolate é como música: você fecha os olhos e escuta uma sinfonia".
O bom chocolate é como música: você fecha os olhos e escuta uma sinfonia"
Chloé Doutre-Roussel, a 'Madam Chocolat'
Puro cacau
Chloe acredita que, para o bom chocolate, basta ter cacau de qualidade. "Quanto mais ingredientes, mais suspeito o chocolate. Para fazer o bom chocolate, só é necessário um bom cacau. Se você for ver o chocolat gourmet, o máximo que vão adicionar é manteiga de cacau pela textura - não acrescentam outro aroma, porque o cacau é bom o bastante", disse.

Infelizmente, a qualidade pesa no bolso. "Para fazer um chocolate de qualidade, e eu falo dos melhores chocolates do mundo, você não pode ter ingredientes baratos. O chocolate gourmet envolve pessoas comprando cacau 3, 4 vezes mais caro que o preço do mercado. Então a regra é: não existe bom chocolate barato, não é possível fazer milagre, mas existem entre os caros um monte de fraudes e mentiras: você pode encontrar vários chocolates caros que usam o preço elevado para passar a idéia de qualidade. Por isso, é preciso confiar apenas no seu corpo, e nada mais"

Nenhum comentário:

Postar um comentário