MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 6 de abril de 2014

Festa da padroeira do ES produz 150 mil hóstias para 20 horas de missas


Organização da Festa da Penha 2014 espera 1,5 milhão de visitantes.
Evento religioso é considerado o terceiro mais importante do país.

Naiara Arpini e Juliana Borges Do G1 ES

A 443ª Festa da Penha promete reunir mais de 1,5 milhão de fiéis, de 20 a 28 de abril, na Prainha, em Vila Velha, Espírito Santo. A terceira maior festa religiosa do país não impressiona apenas pelo grande volume de visitantes. Para que o evento seja impecável e atenda às expectativas desse grande público, todos os detalhes precisam ser minimamente calculados pela organização.
São 4 mil flores e 2 mil livretos religiosos
Serão rezadas aproximadamente 20 horas de missas. E para abençoar os visitantes, três imagens da padroeira do estado serão utilizadas. Além disso, serão 150 mil hóstias, 4 mil flores, 10 litros de água benta e três círios pascais, que, segundo a crença católica, são velas que representam a Luz de Cristo. Livretos religiosos a serem distribuídos somam 2 mil unidades.
Chegada da imagem de Nossa Senhora da Penha no campinho do Convento - 27/3/2005 (Foto: Gabriel Lordêllo/ Arquivo A Gazeta)Chegada da imagem de Nossa Senhora da Penha no campinho do Convento - 27/3/2005 (Foto: Gabriel Lordêllo/ Arquivo A Gazeta)
De acordo com a Mitra Arquidiocesana de Vitória, são esperadas mais de 300 mil pessoas para as 10 romarias previstas na programação. Segundo o Frei Valdecir, a primeira romaria aconteceu em 1573, em Vila Velha, feita por jesuítas, em agradecimento por terem sobrevivido a um naufrágio. A romaria dos homens, com 13 quilômetros e uma média de 200 mil romeiros, é  considerada a maior da Festa da Penha. Durante o percurso, serão distribuídos 100 mil copos de agua.
Mais números
Também são esperados aproximadamente mil ônibus vindos de outras cidades e de fora do estado trazendo devotos da santa. Para atender o público, dois microônibus e  quatro veículos adaptados para idosos, gestantes e deficientes estarão à disposição dos fieis.
Segundo a secretária de Cultura e Turismo de Vila Velha, Simone Modolo, os visitantes poderão contar com 70 quiosques na praça de alimentação, e 66 artesãos para venda de artigos religiosos. Mais de 50 servidores ficarão responsáveis pela fiscalização desses comerciantes eventuais, enquanto 120 homens farão a limpeza da Prainha, e dos locais por onde passam as romarias. Ao todo, a Festa da Penha deve gerar aproximadamente 500 empregos diretos.
Romaria dos Homens saindo da Catedral Metropolitana de Vitória -  06/04/2013 (Foto:  Carlos Alberto Silva/ Arquivo A Gazeta)Romaria dos Homens saindo da Catedral Metropolitana de Vitória - 06/04/2013 (Foto: Carlos Alberto Silva/ Arquivo A Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário