MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 22 de março de 2014

Catamarã recebe 'aula-passeio' no Dia Mundial da Água, no Recife


Crianças e adultos aprenderam sobre preservação da água.
Ação também contou com peça teatral sobre o tema.

Do G1 PE

Os irmãos Artur e Sophia curtiram o passeio com a tia, Gabriela Bravo (Foto: Débora Soares/G1)Os irmãos Artur e Sophia curtiram o passeio com a tia, Gabriela Bravo (Foto: Débora Soares/G1)
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado neste sábado (22), uma programação especial voltada para as crianças foi oferecida, com peça e passeio de catamarã saindo do Marco Zero do Recife. A iniciativa da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) também contou com palestras educativas sobre a preservação do meio-ambiente, especialmente da água.
Gabriela Bravo, tia de Artur e Sophia Pereira, de 6 e 4 anos, respectivamente, acompanhou os sobrinhos no passeio. "Só ia levá-los ao Parque de Esculturas, nos barquinhos. Mas quando cheguei aqui, vi que ia ter esse programa", explicou. Durante o passeio, os dois não paravam quietos, olhando para todos os lados. Artur disse gostar porque achava o mar bonito, mas Sophia tentou corrigi-lo, dizendo que o passeio foi no rio. Nenhum dos dois estava certo ou errado, já que o catamarã ficou apenas no estuário, ponto de encontro entre diversos dos rios que cortam o Recife e o Oceano Atlântico.
Como o objetivo era despertar a consciência ambiental nas crianças, os organizadores podem considerar a tarefa cumprida. Yasmin, de apenas 4 anos, explicou a importância da água. "Usamos para tudo. Tomamos banho e bebemos água, então não é para sujar, não pode jogar lixo", disse a menina.
De acordo com a mão, Igor Almeida, 6 anos, já despertou a consciência ambiental (Foto: Débora Soares/G1)De acordo com a mão, Igor Almeida, 6 anos, já despertou para
a necessidade de termos consciência ambiental
(Foto: Débora Soares/G1)
Igor Almeida, 6 anos, já é praticamente um especialista. Segundo a mãe, Mônica, o menino faz questão de separar o lixo comum do reciclável em casa, sabendo diferenciar qual é qual. "Desde muito novo ensino que só o que vem da natureza pode voltar para lá, como as frutas. Temos uma bolsa no carro e ele nunca joga objetos para fora do veículo. Quando  está em um carro que não tem lixeiro, guarda no bolso. Ontem mesmo, quando o caminhão da coleta seletiva passou por casa, ele saiu correndo para entregar um copo de iogurte que tinha acabado de tomar", explicou.
A aula foi ministrada por André Cantanhede e Maria do Socorro, da ONG Recapibaribe. Eles falaram sobre a poluição dos rios do Recife e o que as crianças podem fazer para melhorar a situação. De forma didática, com latinhas de refrigerante e sacos plásticos, mostraram como os objetos sujam a água e prejudicam a vida aquática. Logo no começo, perguntam se a água é um bem finito ou infinito, pedindo para que os alunos explicassem suas respostas. A dinâmica cria um debate que permite explicar, ao fim, que se trata de um bem finito e que deve ser preservado.

Antes do passeio de catamarã, os participantes assistiram ao espetáculo "Água! E eu com isso?", sobre dois meninos com visões diferentes sobre o meio ambiente: um buscando preservá-lo e outro que não se importa com a natureza.

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