Após participar de projeto, proprietário profissionalizou os serviços.
Empresa fatura cerca de R$ 500 mil por ano.
A região reúne as belezas naturais da Mata Atlântica e do litoral e, para ajudar a chamar a atenção dos turistas, o lugar recebeu um novo nome: Costa da Mata Atlântica. Guarujá é uma das nove cidades que ficam nesta região. O local, distante só 80 quilômetros da capital paulista, tem 27 praias, uma mais bonita que a outra.
A Praia do Tombo tem a bandeira azul, o selo de qualidade de praias mais importante do mundo – só duas no Brasil possuem este certificado. Foi lá que o empresário Denis Ramalho abriu sua segunda pousada. A primeira, na Praia de Pernambuco, começou a funcionar em 2011, quando ele transformou a casa da família em hospedagem.
“Uma das características principais de se diferenciar é justamente aquele atendimento personalizado, aquele atendimento caloroso. A gente quebrou o gelo, a gente tirou aquele conceito engessado do hotel e passou a ser uma coisa um pouco mais dinâmica, um pouco mais personalizada”, diz o empresário.
A decoração foi feita para criar um ambiente aconchegante, com o objetivo de fazer o turista se sentir em casa. Redes, plantas, animais de estimação, móveis feitos de materiais reaproveitados, tudo faz parte da proposta.
Além disso, os proprietários moram na pousada e convivem diretamente com os hóspedes, para incrementar o clima familiar. Os valores das diárias variam de R$ 75 a R$ 350. A empresa fatura cerca de R$ 500 mil por ano e tem um fluxo de 150 clientes por mês na alta temporada.
O dono do negócio contou com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para profissionalizar o serviço, sem perder o estilo “casa de família”. Desde 2012, ele participa do projeto Circuito Turístico da Costa da Mata Atlântica.
De acordo com o Sebrae, 250 empreendimentos da região foram atendidos em 2013. A ação tem a finalidade de qualificar empresas da cadeia produtiva de turismo e aumentar a taxa de ocupação de hotéis, pousadas e albergues.
“Esse projeto tem o objetivo principal de incrementar a competitividade, mas, principalmente, de promover a sustentabilidade de todos os setores envolvidos no turismo para que a Costa da Mata Atlântica, que é a nossa Baixada Santista, seja reconhecida como destino turístico também na baixa temporada”, explica Michele Divino, do Sebrae.
Mudanças
Após o acompanhamento da entidade, o empresário Denis Ramalho adotou normas para reservas e cancelamentos e também aderiu a um software de gestão utilizado por grandes hotéis. Outras medidas incluíram o treinamento de camareiras, a padronização da arrumação e a melhoria dos quartos.
Essas atitudes deram resultado e a empresa está entre as mais bem classificadas do mundo na internet. O cliente Felipe Sahione encontrou a pousada na rede social. “As fotos do lugar e a avaliação de outras pessoas que já tinham vindo esse ano, no ano anterior e acabamos vindo para cá”, relata.
A consultora Michele Divino, do Sebrae, lembra que a internet é um importante meio de captação de clientes. “As pessoas compram pelos comentários dos hóspedes anteriores. Infelizmente, têm comentários que não são verídicos, mas aí cabe à pessoa que está procurando ver se aquele comentário é relevante ou não. E o empresário tem que fazer disso uma ferramenta para melhorar continuamente a qualidade do seu serviço”, orienta.
O empresário Denis Ramalho também oferece passeios de buggy. Ele mesmo leva os visitantes aos pontos turísticos da cidade, com a Praia de Pernambuco, indicada para quem gosta de surf, ou o Morro da Campina – de onde é possível ver toda a Praia da Enseada, a mais extensa do Guarujá.
O local também é bastante procurado por quem faz esportes radicais, como rapel ou parapente. Os passeios custam de R$ 35 a R$ 55, dependendo da distância e duração. A atividade funciona como uma alternativa para a pousada faturar na baixa temporada.
“Isso dá para fazer o ano inteiro, o que é muito legal. O Guarujá funciona desde a alta temporada, à baixa temporada, em todos os momentos e estações do ano é um ótimo clima”, diz Denis.
CONTATOS:
SEBRAE
Central de Relacionamento: 0800-570-0800
www.sebrae.com.br
CANTO DAS LARANJEIRAS
Contato: Empresário Denis Mello Ramalho
Estrada Alexandre Migues Rodrigues, 766 – Praia do Tombo
Guarujá/SP – CEP: 11420-125
Telefone: (13) 3062-2755
Site: www.cantodaslaranjeiras.com.br
E-mail: cantodaslaranjeiras@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário