MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 7 de dezembro de 2013

Tradição e novidade recheiam os panetones no Natal de 2013


Recheio de chocolate tem gotas, trufas, calda quente e coberturas.
Guloseima ganha sabores inusitados e jeitos diferentes de ser apreciada.

Alba Valéria Mendonça Do G1 Rio

Depois de aquecido no microondas, panetone se transforma num petit gateau (Foto: Divulgação/Nestlé)Depois de aquecido no microondas, panetone Alpino Gateau, da Nestlé, se transforma num petit gateau (Foto: Alan Teixeira/ Nestlé/ Divulgação)
Natal é uma festa recheada de tradições, onde não podem faltar Papai Noel, ceia caprichada e panetone. Mas tradição não significa mesmice. Pelo menos, não no que se refere aos panetones, que vêm ganhando recheios variados, massa com ingredientes diferentes e embalagens de luxo. Até a forma de comer a iguaria natalina mudou, com receitas que levam ao forno, com sorvete ou transformado em pavê. Nas lojas desde meados de outubro, já dá para começar a experimentar as novidades.
Panetone recheado e coberto de línguas de gato, a novidade da Koppenhagen (Foto: Divulgação/Kopenhagen)Panetone recheado e coberto de línguas de gato
é a novidade da Koppenhagen (Foto: DM9/
Kopenhagen/ Divulgação
Vai ser difícil manter a atenção nos presentes, se sobre a mesa estiver o panetone Alpino Gateau, uma inovação da Nestlé para o Natal 2013. Ele tem de ser aquecido – durante um minuto para o panetone inteiro e 20 segundos para a cada fatia – para que o recheio derreta e se transforme num verdadeiro petit gateau. Ele ainda pode ser acompanhado de sorvete, caldas e outros componentes que a imaginação e o paladar permitirem.
Outra novidade da marca é a linha Classic Gianduia, que vem com pedaços de avelã na massa e recheio de gianduia (creme de chocolate com avelãs). Ainda seguindo a linha dos chocolates da marca, tem a versão Prestígio, com massa de chocolate e recheio cremoso de coco, e o Leite Moça, feito com o leite condensado.
A Bauducco, uma das mais conhecidas marcas de panetone, mantém a tradição dos recheios de frutas cristalizadas e passas e chocolate em gotas ou trufados no chocotone. A inovação para 2013 fica por conta das embalagens, que surgem com quatro diferentes receitas nas laterais, como o waffle de panetone e o brigadeiro de chocotone, e ilustradas com a vila do “Seu” Bauducco.
Segundo o diretor de marketing da empresa, Marcello Gello, a intenção é resgatar os bons sentimentos que chegam com o Natal e reforçar os valores como família, tradição e aconchego.
Brigadeiro feito com cocotone, uma forma diferente de comer panetone (Foto: Divulgação/Bauducco)Brigadeiro feito com cocotone, uma forma diferente
de comer panetone (Foto: Divulgação/Bauducco)
A loja de chocolates Cacau Show também quer uma fatia do mercado de panetones e chocotones. Para isso, neste Natal, a empresa vem com dois lançamentos: o panetone com gotas de chocolate recheado com trufa tradicional e o panetone com gotas de chocolate recheado com trufa sabor coco e coberto de chocolate ao leite.  Delícias calóricas de dar água na boca.  Mas há opção para quem não quer correr o risco de não entrar na roupa do Ano Novo: o panetone trufado com zero adição de açúcar.
Já a Brasil Cacau aposta no lançamento do panetone Mousse Brigadeiro, com gotas de chocolate rechegado com creme de brigadeiro, para tornar o Natal 2013 ainda mais gostoso. A empresa apresenta outros 37 produtos natalinos, sendo oito lançamentos, como a torrada de rabanada com chocolate ao leite.
Com 85 anos de mercado, a Koppenhagen traz como destaque para o Natal 2013 o panetone Língua de Gato, de 1 kg. Ele tem recheio exclusivo do creme Língua de Gato, cobertura de chocolate ao leite e vem decorado com Línguas de Gato. A empresa investiu na memória gustativa dos consumidores e produziu 460 mil unidades de panetone, 15% a mais que em 2012, segundo a vice-presidente executiva do grupo, Renata Moraes Vichi.
  •  
Embalagem de veludo e recheio de chocolate e cereja para conquistar público feminino (Foto: Divulgação/ Ofner)Embalagem de veludo e recheio com cerejas para
conquistar as mulheres (Foto: Divulgação/ Ofner)
Mas as novidades não ficam só por conta dos inúmeros recheios de chocolate. A Ofner decidiu investir no segmento feminino com o panetone Dolce Donna, de massa leve, recheio de gotas de chocolate e cerejas, além do panetone de 1,3 kg de gotas de chocolate. O charme maior fica por conta da caprichada embalagem de veludo.  Mas como a marca só tem lojas em São Paulo, as encomendas devem ser feitas por telefone ou pelo site da marca.
A receita do sucesso dos panetones da Village está na diversidade. Além das frutas cristalizadas e do chocolate, a marca traz um panetone de goiabada cremosa, que é sucesso até no Caribe, segundo o diretor executivo Reinaldo Bertagnon.
“É um produto tradicional, mas com um saber inusitado, bem tropical. O consumidor adora”, garante Bertagnon.
Panetone de goiabada faz sucesso até no Caribe (Foto: Divulgação/ StudioCAAN)Panetone de goiabada faz sucesso até no Caribe
(Foto: Ilustração StudioCAAN/Divulgação)
Mas a empresa está de olho em outros segmentos do mercado. Os românticos podem contar com o lançamento com recheio de bem-casado (aquele docinho de festas de casamento). As crianças, com panetones das Chiquititas e da Looney Tunes. E os diabéticos tem a linha light mais completa do mercado: frutas cristalizadas sem açúcar e massa sem lactose e com sucralose.
“O panetone light tem até o selo de aprovação da Associação Nacional dos Diabéticos, que nos pediu para desenvolver um produto para esse público específico, que se sentia excluído no Natal. Ele é um grande sucesso não só entre diabéticos, mas também entre grávidas, que não precisam se preocupar com o adoçante usado na receita”, explicou o diretor.
Panetone de quinoa com castanhas e massa integral da Casa Suíça (Foto: Agência Zooba/ Divulgação)Panetone integral de quinoa com castanhas da
Casa Suíça (Foto: Agência Zooba/ Divulgação)
A preocupação com a saúde também está entre as prioridades do lançamento da Casa Suíça, que além do panetone Zero Adição de Açúcar (também feito com sucralose), criou o Integral, feito com quinoa e recheio de castanha do Pará e passas. Mas tem também o de doce de leite e o Veneziana, com amêndoas, damasco, ameixas, passas e castanha .
Com tantas opções para a saborear a iguaria, o Natal de 2013 tem tudo para ficar gravado como uma doce lembrança por muito tempo.
Panetone como waffle é uma das receitas da Bauducco (Foto: Divulgação/Bauducco)Panetone como waffle é uma das quatro receitas que estão na caixa da Bauducco (Foto: Divulgação/ Bauducco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário