MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Projeto coloca pintura de artistas em 40 ônibus coletivos da Grande Cuiabá


Obras serão fixadas nas laterais dos ônibus e vão passar a circular.
Pinturas originais ficarão expostas no Palácio Paiaguás.

Do G1 MT

Pinturas de artistas regionais serão fixadas em ônibus de Cuiabá. (Foto: Chico Ferreira/SEC)Pinturas de artistas regionais serão fixadas em ônibus de Cuiabá. (Foto: Chico Ferreira/SEC)
O projeto 'Arte e Movimento', que irá levar obras de sete artistas mato-grossenses para a lataria de 40 ônibus coletivos, deve ser lançado nesta quarta-feira (25) em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital. As laterais dos ônibus serão adesivadas com as pinturas, inclusive os vidros, simulando um enorme painel.
“É uma forma de dar mais colorido à cidade, deixá-la mais leve e claro, tentar amenizar todo esse transtorno causado pelo trânsito”, analisa Vicente de Paula, coordenador do projeto. O projeto será lançado às 17h [horário de Mato Grosso], no Salão Cultural do Palácio Paiaguás. Nesse local também ficarão expostas as obras originais, que foram confeccionadas exclusivamente para o 'Arte e Movimento'.
As pinturas estão acessíveis ao público até o dia 15 de outubro. Gradativamente, as pinturas serão aplicadas nos ônibus e passarão a circular. O projeto, articulado pela Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC) e Associação de Artistas Visuais de Mato Grosso (AVIMT), propõe que a população passe a ter maior contato com as artes visuais, provocando a inclusão cultural aos menos favorecidos, por meio da arte aplicada nos ônibus.
Cerca de 40 ônibus da Grande Cuiabá vão ganhar artes. (Foto: Chico Ferreira/SEC)Cerca de 40 ônibus da Grande Cuiabá vão ganhar artes. (Foto: Chico Ferreira/SEC)
“Essa ideia já é empregada em várias cidades, inclusive aqui em Cuiabá já foi adotada há cerca de 12 anos. Dessa vez procuramos uma nova proposta”, disse o coordenador. Nessa primeira etapa, as obras foram produzidas pelos seguintes artistas plásticos: Clóvis Irigaray, Elias de Paula, José Perreira, Vicente de Paula, Zeilton Mattos, Adir Sodré e Babu Seteoito.
O projeto ainda pretende implantar uma segunda etapa, onde seriam aplicados textos de poetas e escritores mato-grossenses no interior de alguns desses ônibus, mais especificamente no teto. “Para o próximo ano nós pensamos em ser mais temáticos, por conta da Copa”, antecipa Vicente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário