MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Número de doações de órgãos é pequeno no Maranhão


Campanha é realizada para aumentar número de doadores em São Luís.
Centenas de pacientes esperam por transplantes de rins e córnea.

Do G1 MA
Segundo informações da Central de Transplantes do Maranhão, situada no Hospital Universitário da UFMA, o número de doadores de órgãos no estado é pequeno devido ao medo causado pela desinformação sobre o processo de doação.
Com o objetivo de aumentar o número de doadores de órgãos e tecidos em todo o país, foi iniciada esta semana a Campanha Nacional de Doação de Órgãos 2013. No Maranhão, a fila de espera para transplante de córnea tem 561 pacientes e a de transplante renal possui 217. Em 2012, a central realizou 28 transplantes de rins e 208 de córnea. Neste ano, até agora, foram feitos 24 transplantes de rins e 82 de córnea.
Em 2000, o serviço de Transplante de órgãos teve início no Maranhão, quando foi inaugurada a Central de Notificação, Captação e Distribuição de órgãos (CNCDO-MA), no HUUFMA. Durante este período, foram feitos 907 transplantes de córneas e 406 de rins. Atualmente, a central também é autorizada a fazer transplantes de coração.
Durante a semana da campanha, que vai de 25 a 28 deste mês, serão realizadas atividades de conscientização da população para a importância das doações de órgãos e tecidos com o objetivo de salvar vidas. A Campanha de Doação de órgãos 2013 tem como tema ‘Doação de órgãos: levante esta bandeira’ e apresenta programação variada, com atividades em diversos hospitais de São Luís. O encerramento da programação será no próximo sábado (28), com a ‘Corrida Pela Vida’, às 17h, na Avenida Litorânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário