MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Para Tombini, o tempo dá razão às ações do BC




Brasília - O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, aproveitou a cerimônia de posse de 83 novos analistas da instituição, hoje, para lembrar ao mercado financeiro que o cenário desenhado meses atrás pela casa está se confirmando. Quase em tom de que "nós estávamos certos", o presidente do BC disse que "às vezes é preciso tempo para que os cenários fiquem mais claros".

Além disso, no primeiro discurso realizado por ele após a reversão de parte das medidas macroprudenciais, na última sexta-feira, Tombini reafirmou que o cenário central usado pelos diretores da instituição contempla "ajustes moderados na taxa Selic, uma ação consistente com o retorno da inflação à meta em 2012".

O discurso feito hoje pelo presidente do BC reafirmou as decisões adotadas pela casa nos últimos meses e pode sinalizar que a estratégia continua, por enquanto, a mesma. "À medida que novas informações são divulgadas observa-se a confirmação do cenário antecipado por esta Casa", disse.

Para Tombini, o tempo dá razão às ações do BC. Segundo ele, a evolução do cenário confirma "as decisões tempestivas adotadas pela autoridade monetária". "Foi assim no primeiro semestre deste ano, quando os sucessivos aumentos na meta para a taxa básica de juros foram adotados, levando à redução gradual do descompasso entre oferta e demanda", disse.

"Foi assim, também, quando desenhamos a trajetória esperada para a taxa de inflação acumulada em 12 meses, que deveria atingir seu pico no terceiro trimestre e se reduzir fortemente até o segundo trimestre do próximo ano, cenário que começa a se materializar com a divulgação do IPCA relativo ao mês de outubro último", reforçou, ao lembrar a recente desaceleração dos índices de preço.

Com relação ao cenário externo, Tombini afirma que os fatos também confirmam a leitura prévia da diretoria da instituição. "Da mesma forma está sendo assim agora quando, devido à rápida e substancial deterioração do cenário internacional, mas sem a observância de eventos extremos, o BC iniciou um ciclo de flexibilização monetária", disse.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário