MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 27 de novembro de 2011

Criadores têm até dia 30 para vacinar rebanho contra febre aftosa na Bahia

 

Pecuarista precisa comprovar a vacinação do gado.
Quem não vacinar estará sujeito às penalidades previstas em lei.

Do G1 BA
Criadores têm até a quarta-feira (30) para vacinar e declarar os rebanhos bovinos e bubalino na segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa.
A declaração pode ser entregue em um dos escritórios locais da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Para comprovar a vacinação o produtor rural deverá apresentar a nota fiscal da compra da vacina e informar a data de realização da vacinação, além da quantidade de animais vacinados por faixa etária. O pecuarista que não vacinar ou deixar de declarar seu rebanho estará sujeito às penalidades previstas em lei. A multa para quem não vacinar o gado é de R$ 53 por cabeça e R$ 159 para quem não declarar a vacinação.
Nesta etapa é necessário vacinar os animais com idade até 24 meses, mas é preciso declarar todo o rebanho. Nos oito municípios que compõem a zona de proteção, todos os animais devem ser vacinados.
“É preciso que todos os criadores sejam rigorosos no controle dessa doença. A Bahia está livre da aftosa, porque os criadores estão se prevenindo nessa época”, explica o produtor rural Antônio Viana.
De acordo com a Adab, o rebanho da Bahia está estimado em 11 milhões de cabeças. Foram imunizados 98,01% dos animais na última etapa de vacinação contra a aftosa, realizada em maio de 2011. A média nacional em 2010 foi de 97,4%. A Bahia tem o maior rebanho bovino da região Nordeste e nos últimos anos tem apresentado estabilidade sanitária, referência no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário