MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 27 de novembro de 2011

Agricultor goiano investe na plantação de árvore australiana

 

Murilo Couto cultiva cerca de 1 milhão de mudas em sua propriedade.
Após dez anos de plantada, ela pode ser vendida por cerca de R$ 300.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
O agricultor goiano Murilo Couto está apostando na plantação da árvore australiana acácia mangium, que pode chegar aos seis metros de altura. Ele está cultivando cerca de um milhão de mudas da planta, que é utilizada como lenha em indústrias e na fabricação de imóveis, chegando a ser vendida por até R$ 300 após dez anos de ser plantada.
Além disso, ela contribui na apicultura. “Durante todo o ano a acácia produz uma seiva que as abelhas utilizam na produção de mel”, explica Couto, que ainda relata sobre a contribuição natural da Acácia para a recuperação do solo. “Por ser da família das leguminosas, ela não requer muita adubação nitrogenada, mas a fosfatada. Consequentemente, ela acaba fixando mais nitrogênio no solo contribuindo na pastagem e também na produtividade da agricultura”, relata o fazendeiro.

Instruções

Para o procedimento de plantação da acácia mangium, o agricultor deve utilizar o sistema agrosilvo pastoril, onde é priorizado um espaçamento maior entre as árvores, que pode ser consorciado com a divisão de capim. Murilo Couto destaca o principal cuidado durante o cultivo: “A produção das Acácias é chamada de lavoura de condução. Por isso, é necessário fazer no mínimo três desbrotas para obter bons resultados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário