Personalização de e-mails: como usar a estratégia para alavancar as vendas Ander Orcasitas*
O marketing por e-mail é uma ferramenta essencial no atual momento competitivo do e-commerce. A estratégia é eficaz para construir relacionamentos, incentivar o consumidor a revisitar a sua marca ou para divulgar campanhas e ofertas. Mas para que os clientes se sintam especiais, esse contato precisa ser personalizado. Somente atendendo demandas específicas é que as taxas de abertura e envolvimento crescerão e haverá maior probabilidade de interação e, consequentemente, de conversão. Comparando o nível de personalização atual das ferramentas de vendas on-line com o e-mail marketing é possível enxergar uma lacuna. Apesar do correio eletrônico continuar sendo um dos canais mais fortes para gerar engajamento e receita, o grau de individualização nas caixas de entrada de e-mail não corresponde ao de outros canais, gerando experiências inconsistentes que podem levar à perda de fidelidade e de novos negócios. Há alguns anos,
personalizar e-mails para cada destinatário exigia um esforço manual que
não justificava o retorno sobre o investimento (ROI) desta ação. E
embora os provedores de serviços de e-mail (ESPs) tenham, recentemente,
começado a incorporar recursos em suas ofertas para atender a demanda
por experiências mais individualizadas, eles não correspondem aos
oferecidos pelos players de personalização. Isso porque as
plataformas especializadas conseguem integrar com facilidade os recursos
avançados de individualização entre canais, além de abrir portas para
equipes criarem experiências de e-mails personalizados com muito mais
agilidade. Para garantir resultados mais efetivos, é importante que a empresa esteja atenta a alguns fatores:
A melhor maneira de personalizar os envios de e-mail marketing é utilizando as recomendações de produtos em tempo real. Isso significa optar pela personalização quando o e-mail for aberto, para que este possa refletir de maneira fiel o comportamento, as preferências e as intenções mais recentes do cliente. Unir essa tecnologia de tempo de abertura com a personalização de e-mail baseada em afinidade garante que as marcas tenham mais valor em cada envio, pois a mensagem é adaptada por destinatário. Com a conexão entre seu ESP e as soluções de personalização as equipes de marketing têm a capacidade não apenas de turbinar as campanhas de e-mail - com conteúdo em tempo real personalizado para o indivíduo -, mas também de garantir que a experiência no site ou aplicativo seja consistente com a experiência no e-mail que o trouxe até lá. A interação com o site pode ser usada para personalizar ainda mais as conexões entre os canais, incluindo o e-mail, criando um ciclo de feedback contínuo e relevante. Hoje,
os consumidores navegam no site, clicam em um e-mail, pesquisam em
aplicativos e fazem compras na loja física na expectativa de que haja
uma coesão em todos os canais. Embora os ESPs agreguem valor de muitas
maneiras, confiar apenas em sua funcionalidade de personalização pronta
para uso limitará a oferta de experiências personalizadas. |
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