A General Motors confirmou junto ao sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos um investimento de R$ 5 bilhões para produção da próxima geração dos modelos Chevrolet S10 e Trailblazer.
No acordo, a montadora americana fixou a contratação de 600 pessoas para as linhas de produção, sendo que 400 já foram admitidos em 2021. O investimento faz parte do plano de R$ 10 bilhões para as duas maiores fábricas da GM em São Paulo.
Segundo o sindicato, os investimentos serão feitos até 2023, quando se espera pela chegada da próxima geração dos modelos citados, que permanecerão na mesma plataforma GM31XX, uma vez que a montadora cancelou a GM32XX.
Tal como a Colorado americana e a GMC Canyon, S10 e Trailblazer terão o mesmo chassi, porém, a carroceria deverá ser nova, mais robusta e parruda, de forma a enaltecer seus atributos no fora de estrada.
Agora, com 3.800 funcionários, a montadora deve chegar aos 4.000 empregados em São José dos Campos e assim estará pronta em dois anos para a produção dos novos produtos.
Pouco se sabe sobre o que os novos Chevrolet terão, mas o motor 2.8 turbo diesel deverá ser mantido, embora com algum acréscimo de potência para manter a rivalidade com a Toyota Hilux.
Uma das possíveis mudanças pode ser a introdução de uma nova caixa automática de 10 marchas, no lugar da atual de seis velocidades. Isso deve ajudar a S10 numa concorrência com Ford Ranger da próxima geração.
A Trailblazer deverá receber as mesmas modificações que a S10 e ambas devem adicionar mais tecnologias de assistência ao condutor. Uma possibilidade interessante pode ser a unificação das carrocerias de Colorado e S10.
Com isso, a GM reduziria os custos de desenvolvimento e produção dos dois modelos, tanto aqui quanto nos EUA, os únicos lugares que a Chevrolet terá picapes médias produzidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário