MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Fundo Brasil divulga projetos que receberão total de R$ 800 mil

 

 

Serão apoiados 20 grupos e coletivos que defendem direitos humanos

O Fundo Brasil de Direitos Humanos divulga nesta sexta-feira, 25 de junho, a lista de coletivos e grupos que receberão recursos de até R$ 40 mil cada para apoiar o trabalho de defesa de direitos humanos feito por essas organizações de base. 

 

Os grupos foram selecionados no edital 2021 - Seguir Com Direitos. Trata-se do 27º edital do Fundo Brasil, fundação de direito privado que tem a missão de promover o respeito aos direitos humanos no país por meio do fortalecimento da sociedade civil organizada. Neste ano de 2021, o Fundo Brasil completa 15 anos de atuação.  

 

O edital 2021 - Seguir Com Direitos apoia prioritariamente iniciativas de grupos de base com pouco ou nenhum acesso a outros recursos. Foram recebidas cerca de 1 mil propostas. O texto completo do edital está aqui

 

As 20 iniciativas selecionadas são de 13 estados brasileiros, assim distribuídas: Nordeste, 7 propostas (2 da Bahia, 2 do Ceará, 1 da Paraíba, 1 do Piauí e 1 do Rio Grande do Norte); Norte, 6 (3 do Pará, 2 do Amazonas e 1 do Acre); Sudeste, 5 (3 de São Paulo, 1 do Espírito Santo e 1 de Minas Gerais); e Centro Oeste (Goiás) e Sul (Santa Catarina), 1 projeto cada.  


 

Conheça a lista de projetos selecionados:

 

Região

Estado

Grupo / Coletivo / Organização

Nordeste

BA

Articulação de Mulheres Negras do Baixo Sul-Bahia

Nordeste

BA

Escalar - Coletivo de Assessoria Técnica Popular

Nordeste

CE

Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará

Nordeste

CE

Associação de Defesa, Apoio e Cidadania dos Homossexuais do Crato -ADACHO

Nordeste

PB

Abayomi - Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba

Nordeste

PI

Movimento dos Pescadores e Pescadoras  - MPP/PI

Nordeste

RN

Movimento de Mulheres Camponesas – MMC/RN

Norte

AC

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasileia

Norte

AM

Comitê Regional do MNCR no Amazonas

Norte

AM

Organização Baniwa e Koripako - NADZOERI

Norte

PA

Conselho Ribeirinho

Norte

PA

Marias do Quilombo

Norte

PA

Observatório do Marajó

Sudeste

ES

Associação da Comunidade Quilombola do Angelim II

Sudeste

MG

Coletivo Margarida Alves de Assessoria Popular

Sudeste

SP

ECOS Comunicação e Sexualidade

Sudeste

SP

Mães em Luto da Zona Leste

Sudeste

SP

Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência

Centro-Oeste

GO

Associação Indígena do Vale do Araguaia - ASIVA

Sul

SC

Estrela Guia


 

Entenda a seleção

A escolha de projetos do Fundo Brasil é feita por uma metodologia que prioriza o olhar de ativistas com atuações relevantes nas diversas pautas dos direitos humanos. 

 

A primeira fase de seleção é uma triagem que verifica a adequação de cada proposta aos focos do edital. 

 

Em seguida, o Fundo Brasil convida um Comitê de Seleção externo e independente. O comitê do edital 2021 - Seguir Com Direitos teve os seguintes integrantes: Ana Paula Rosário, do Odara Instituto da Mulher Negra e canal Corpo Político (BA); Andrey Lemos, da União Nacional LGBT (DF); Bia Onça, diretora da Casa das Pretas - Centro Coisa de Mulher (RJ); Carolina Motoki, que atua na Comissão Pastoral da Terra (SP); Guilherme Gomes Ferreira, ativista LGBTQIA+ (RS); Paulo Pankararu, advogado indígena (PE/SP); Rosenilde Gregoria, do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MA); e Sabrina Mesquita do Nascimento, pesquisadora na Amazônia (PA).

 

“As populações em situação de vulnerabilidade vivem hoje um aprofundamento dos conflitos que as atingem”, analisou o ativista Andrey Lemos. Sobre a tarefa de selecionar 20 projetos em meio a um número grande de propostas, ele contou: “Além dos critérios expressos no próprio edital, consideramos promover a maior diversidade possível entre as propostas indicadas para apoio: étnico-racial, de gênero, urbano-rural e temática”.

 

O Comitê de Seleção indica os projetos a serem apoiados. A decisão final é do Conselho de Administração do Fundo Brasil.

 

Para Jurema Werneck, presidente do Conselho de Administração do Fundo Brasil, o edital geral “tem uma dimensão de investimento, de apostar no trabalho dos grupos de base da sociedade civil, e essa é a riqueza e a relevância do edital”.

 

Sobre o Fundo Brasil de Direitos Humanos

Somos uma fundação independente e sem fins lucrativos, instituída em 2006 por ativistas de direitos humanos de indiscutível relevância para a história do Brasil: Abdias do Nascimento (1914-2011), Margarida Genevois, Rose Marie Muraro (1930-2014) e Dom Pedro Casaldáliga (1928-2020). 

 

Nossa missão é promover o respeito aos direitos humanos no país, criando mecanismos sustentáveis, inovadores e efetivos para fortalecer organizações da sociedade civil e para desenvolver a filantropia de justiça social. 

 

Por meio de editais, promovemos uma seleção isenta de projetos voltados à defesa de direitos. Além do apoio financeiro, os projetos também contam com acompanhamento qualificado de nossa equipe no sentido de fortalecer o trabalho, com respeito às especificidades e estratégias de cada coletivo, e de consolidar redes de ação. 

 

Para saber mais sobre o trabalho do Fundo Brasil: fundobrasil.org.br.

 

Contato para imprensa

Mônica Nobrega

Coordenadora de Comunicação

+55 (11) 95672-6177

Redes sociais - @fundobrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário