MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 18 de maio de 2021

Doença Inflamatória Intestinal estará em pauta no II FOPADII amanhã, em plataforma on-line, das 18h às 21h30

 


Médicos, pacientes, familiares e representantes de associações
estarão reunidos virtualmente para celebrar o 
Maio Roxo e abordar a realidade das DII no Brasil

18 DE MAIO DE 2021 – Amanhã (19 de maio), a partir das 18h, pacientes e especialistas vão celebrar o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (World IBD Day) participando do II Fórum Regional de Pacientes com DII (FOPADII). Promovido pela Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), o evento terá transmissão on-line das 18h às 21h30 pelo https://fopadii2021.com.br.  

Os debates buscarão entender o cenário atual de como o paciente brasileiro lida com a doença, incluindo aspectos do tratamento e de como a DII impacta a vida dessas pessoas. “A incidência de doença inflamatória intestinal vem aumentando em vários países, e cada vez mais brasileiros são diagnosticados com essas enfermidades”, afirma a gastroenterologista Marta Brenner Machado, presidente da ABCD e coordenadora do evento.

Para a médica, a troca de experiências entre pessoas com doença inflamatória intestinal e profissionais da saúde ajuda muito a driblar as dificuldades de conviver com essas doenças crônicas. “As DII podem surgir ainda na infância, embora sejam mais comuns em pessoas de 20 a 40 anos. Independentemente da idade, o diagnóstico preciso e precoce, aliado a um tratamento adequado, pode fazer a diferença nos sintomas das DII e na qualidade de vida dos pacientes”, explica.

No Brasil, estimam-se de 10 a 20 novos casos por ano de DII a cada 100 mil habitantes, tanto de doença de Crohn quanto de retocolite ulcerativa, as duas mais prevalentes. Os principais sintomas são diarreia – que pode ter presença de muco e sangue nas fezes –, fortes dores abdominais, febre e perda de peso. Em alguns casos, a doença pode evoluir para formas graves, levando a sintomas intensos e prejuízo na qualidade de vida dos pacientes. 

MAIO ROXO

A Federação Europeia de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn instituiu, em 2002, o Maio Roxo como mês de conscientização das doenças inflamatórias intestinais. No Brasil, esse movimento começou em 2016 com a coordenação da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD) e o envolvimento de associações e grupos de pacientes e familiares. Desde então, inúmeras ações de conscientização são promovidas em vários estados e municípios brasileiros, levando informações e esclarecimentos sobre as doenças para a população. “As ações do Maio Roxo têm por objetivo quebrar preconceitos e lembrar que essas doenças podem (e devem) ser tratadas devidamente para garantir qualidade de vida aos pacientes. Diagnóstico precoce e tratamento adequado são questões fundamentais nas DII”, enfatiza a médica Marta Brenner Machado.

A médica Marta Brenner Machado está disponível para entrevistas

CONVIDADOS DO II FOPADII

Professor doutor Flavio Steinwurz, fundador e presidente emérito da ABCD, presidente da Pan American Crohn’s and Colitis Organization (PANCCO) e membro do International Organization For the Study of Inflammatory Bowel Disease (IOIBD. 

Professor doutor Claudio Fiocchi, pesquisador do Departamento de Patobiologia da The Cleveland Clinic Foundation, nos Estados Unidos, e uma das maiores autoridades em DII do mundo.

Médica pneumologista Margareth Pretti Dalcolmo, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e especialista em vacinas. 

Professor Livre Docente Rogerio Saad, presidente do Grupo de Estudos da DII no Brasil (GEDIIB), chefe do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Alessandra de Souza, paciente e fundadora do blog Farmale.

Júlia Assis, paciente e presidente da Associação do Leste Mineiro de Portadores de DII (ALEMDII).

SOBRE A ABCD – A Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1999 que tem como objetivos promover maior interação dos pacientes com doenças inflamatórias intestinais, proporcionar orientação, esclarecimento e ajuda psicológica para que tenham melhor qualidade de vida, assim como promover a conscientização da população em geral sobre essas enfermidades a fim de minimizar o preconceito e a discriminação sofrida pelos pacientes. Mais informações no www.abcd.org.br.

Mídias sociais

facebook.com/abcd.org.br 
instagram.com/abcd.org.br
twitter.com/abcdsp

Assessoria de Imprensa FOPADII
Companhia de Imprensa
Adenilde Bringel – 11 4432-4000 / 11 99977-6121 / 11 9212-4590

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário