Especialista
em marketing digital e empresária, Ana Paula ressalta a importância de
se ter um público e ensina como criar um avatar.
A
internet é uma grande comunidade e nela existem diversos grupos que
conversam sobre tudo. Essa rede que conecta todas as pessoas pode ser um
bom espaço para divulgar um negócio. Mas, atenção: vale frisar que os
grupos que estão nela são separados por afinidade, gostos em comum e
conversam sobre os assuntos que lhes convém, por isso não entre nesse
meio e saia atirando o seu produto para todos. É preciso saber sua
persona.
Persona
é a representação fictícia do cliente que uma empresa deseja atrair,
usada para direcionar a produção de conteúdos e demais estratégias de
marketing. Quem criou o conceito de personas foi Alan Cooper, designer e
programador de softwares, ao desenvolver um sistema de gerenciamento de
projetos, em 1983.
“Muitos
empreendedores não tem em mente quem é o seu público alvo, quem são
seus avatares, então antes de querer vender é preciso se basear nas
especificações do seu produto e montar a persona, fazer um levantamento
sobre quem é o público que vai consumir aquela mercadoria”, assim a
especialista em marketing digital e empresária Ana Paula Araújo explica a importância de saber um público alvo para poder trabalhar com ele.
Após
essa primeira análise, mesmo assim o seu público ainda pode ser grande.
Sobre isso, a especialista destaca que para não ter um funil de vendas
muito amplo, quanto mais reduzido for o seu alvo, maiores serão as
chances de seu produto vender bem. “Vou dar um exemplo de uma pessoa que
pretende vender um curso de confeiteiro para festa de casamento. Dentro
da confeitaria, existem profissionais especializados em bolos, outros
em bolos para casamento e ainda outros especializados em bolos para
casamento com cobertura de pasta americana, ou seja, quanto mais
específico você for no nicho que você deseja explorar, mais fácil é
determinar a sua persona e consequentemente maior acertividade nas
vendas. Para se criar um produto digital, o ideal é ter foco, pois
quanto mais nichado for o público, mais fácil fica de traçar estratégias
eficazes. Além disso, abre-se a possibilidade de se montar outros
cursos voltados para as outras áreas da confeitaria”, ponderou a
especialista.
Ainda
de acordo com Ana Paula, no levantamento é primordial colher dados
específicos tais como idade, localização, profissão, classe social,
estado civil e características subjetivas, como seus hobbys, sonhos,
medos e dificuldades. “Com tudo isso anotado e o investidor conhecendo o
seu público alvo, o direcionamento será mais acertivo. Faz-se um
tráfego pago voltado para aquela persona, havendo mais possibilidade de
se alcançar um resultado positivo”, finalizou.
Sobre Ana Paula
Ana
Paula Araújo é sócia-fundadora e co-produtora da Connect Soluções
Digitais, voltada para o segmento do marketing digital, fundada em Belo
Horizonte e com atuação em todo o Brasil. É formada em Publicidade e
Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e
pós-graduada/MBA em Marketing pela Fundação João Pinheiro/ Escola
Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Atuante
nas redes sociais, Paula coleciona mais de 50 mil seguidores e desde
1997 atua como sócia-administradora no segmento de hotelaria. Sua
empresa, a Arco Administradora, é responsável pela gestão de hotéis da
rede San Diego, com unidades presentes em Minas Gerais — Belo Horizonte,
Ipatinga e Governador Valadares — e Vale do Paraíba, em São Paulo.
Paralelamente
às atuações, se destaca pela função de gestora de social media e
co-produtora no lançamento de infoprodutos da CONNECT.
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