No portfólio da Renault, a picape Duster Oroch continua sem previsão de mudanças, mas a marca francesa está trabalhando nisso, conforme revelado pelo diretor-geral da filial argentina Pablo Sibilla.
Em entrevista para o site Autoblog Argentina, o executivo disse que a empresa está trabalhando na “renovação” da Duster Oroch, mas que não tinha mais nada a falar sobre o assunto.
A picape leve da Renault vendeu 6.070 unidades no mercado nacional em 2020 e ficou em 12º lugar no ranking dos comerciais leves, perdendo por pouco para a Montana, mas ainda a frente da van Master.
Derivada do Duster da geração anterior, a Oroch tem tudo para seguir o irmão SUV e adotar mudanças no visual e na mecânica, contudo, a proposta de ser uma rival direta para a Fiat Strada não parece ter surtido efeito.
Com vendas bem abaixo do que se esperava, a Oroch nunca decolou de fato, mesmo tendo sido a primeira a portar quatro portas em sua cabine dupla. Robusta, a picape da Renault não atraiu com sua proposta.
Assim, explorar com ela outro filão poderia ser uma saída. Com várias marcas buscando rivalizar com a Fiat Toro, a Renault pode não deixar o barco passar e reposicionar a Oroch em um nível acima. Como?
O recente conceito Bigster da Dacia parece ser a resposta. Projetando um futuro SUV de porte médio (não um Duster, é claro) a marca romena obviamente não se aventurará sozinha nesse mercado.
Já se sabe que a Lada também terá o seu e, naturalmente, a Renault não ficará de fora, especialmente em mercados emergentes, como Brasil e Índia. No caso desse SUV, uma variante picape seria mais capaz que alongar a Oroch atual.
Isso também confirmaria a ideia da Renault, no país vizinho, de fabricar outra picape, além da Alaskan. Uma rival para Toro, Tarok, Maverick e outras, sem dúvida, seria uma boa ideia para a francesa.
Contudo, lá mesmo na Argentina, a empresa disse que não fará a plataforma modular CMF-B no país, que será executada completamente no Brasil.
Tendo a Alaskan como produto local, assim como o Kangoo exclusivo (Dacia Dokker), a marca poderia ainda tentar uma picape grande, derivada da Nissan Titan. Pelos planos atuais da aliança, dificilmente uma rival da Toro será feita sem a CMF. O que você acha?
[Fonte: Autoblog Argentina/Projeção: KDesign AG]
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