sábado, 30 de janeiro de 2021

Próxima Renault Duster Oroch em gestação na marca francesa

 


Próxima Renault Duster Oroch em gestação na marca francesa

No portfólio da Renault, a picape Duster Oroch continua sem previsão de mudanças, mas a marca francesa está trabalhando nisso, conforme revelado pelo diretor-geral da filial argentina Pablo Sibilla.

Em entrevista para o site Autoblog Argentina, o executivo disse que a empresa está trabalhando na “renovação” da Duster Oroch, mas que não tinha mais nada a falar sobre o assunto.

A picape leve da Renault vendeu 6.070 unidades no mercado nacional em 2020 e ficou em 12º lugar no ranking dos comerciais leves, perdendo por pouco para a Montana, mas ainda a frente da van Master.

Derivada do Duster da geração anterior, a Oroch tem tudo para seguir o irmão SUV e adotar mudanças no visual e na mecânica, contudo, a proposta de ser uma rival direta para a Fiat Strada não parece ter surtido efeito.


Com vendas bem abaixo do que se esperava, a Oroch nunca decolou de fato, mesmo tendo sido a primeira a portar quatro portas em sua cabine dupla. Robusta, a picape da Renault não atraiu com sua proposta.

Próxima Renault Duster Oroch em gestação na marca francesa

Assim, explorar com ela outro filão poderia ser uma saída. Com várias marcas buscando rivalizar com a Fiat Toro, a Renault pode não deixar o barco passar e reposicionar a Oroch em um nível acima. Como?

O recente conceito Bigster da Dacia parece ser a resposta. Projetando um futuro SUV de porte médio (não um Duster, é claro) a marca romena obviamente não se aventurará sozinha nesse mercado.

Já se sabe que a Lada também terá o seu e, naturalmente, a Renault não ficará de fora, especialmente em mercados emergentes, como Brasil e Índia. No caso desse SUV, uma variante picape seria mais capaz que alongar a Oroch atual.

Isso também confirmaria a ideia da Renault, no país vizinho, de fabricar outra picape, além da Alaskan. Uma rival para Toro, Tarok, Maverick e outras, sem dúvida, seria uma boa ideia para a francesa.

Contudo, lá mesmo na Argentina, a empresa disse que não fará a plataforma modular CMF-B no país, que será executada completamente no Brasil.

Tendo a Alaskan como produto local, assim como o Kangoo exclusivo (Dacia Dokker), a marca poderia ainda tentar uma picape grande, derivada da Nissan Titan. Pelos planos atuais da aliança, dificilmente uma rival da Toro será feita sem a CMF. O que você acha?

[Fonte: Autoblog Argentina/Projeção: KDesign AG]

Nenhum comentário:

Postar um comentário