Objetivo é chegar a uma produção de pelo menos 5 milhões de suínos por ano em cinco anos
Redação
As secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Agricultura (Seagri) firmaram acordo com a Fundação Internacional para Segurança Alimentar e Segurança Onlus (IFFSS), para fomentar a cadeia produtiva de suínos da Bahia. O protocolo de intenções assinado tem como objetivo cuidar de toda a segurança alimentar, agregando ainda produtores de milho, soja e sorgo.
“O grupo internacional tem interesse em aportar recursos e fomentar desde a produção dos grãos até os frigoríficos suínos, através de políticas e soluções ligadas à segurança alimentar, proteção ambiental, técnicas agroalimentares avançadas e sistemas de saúde”, explica o vice-governador e titular da SDE, João Leão.
O secretário Lucas Costa destaca a necessidade de verticalizar a produção de grãos no estado para agregar ainda mais valor aos produtos. Isso deve acontecer por meio do know-how que a IFFSS possui em termos de cadeia de suprimentos, atividades de treinameto, gerenciamento de sistemas, máquinas, serviços e o que mais for necessário.
“Temos de 60 a 90 dias [com a assinatura do protocolo] para iniciar e escolher o modelo que vamos aderir. Teremos um diálogo aberto e constante com as associações. O objetivo final é chegar a uma produção de pelo menos 5 milhões de suínos, por ano, em cinco anos. O projeto tem como foco principal o desenvolvimento de um território e a mudança de mentalidade do Estado da Bahia. A ideia é utilizar os grãos, que hoje são exportados, na alimentação da cadeia da suinocultura, fazendo o PIB, a distribiução de renda e o bem estar de toda uma população aumentarem”, destaca o italiano Giuseppe Bartolucci, diretor da IFFSS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário