Obra "A Voz no Divã" de Jean-Michel Vives, autor vencedor do prêmio ŒDIPUS na FRANÇA, é lançada no Brasil

Publicado em parceria pelas Editoras Aller e 106, o livro busca entender como os sons que tocam, envolvem e ressoam no corpo do sujeito permitem que se produza paisagens e presenças. Vives afirma ainda a necessidade do ponto surdo para que o sujeito possa fazer-se voz.
Com a música sacra, o professor de psicopatologia clínica na Universidade Côte d’Azur (Nice – France) demonstra, usando a figura dos castrati, o quanto uma voz pode ser instrumento daquilo que alcança o além da imposição da Lei. E o quanto isso, para o ouvinte, pode ser extremamente prazeroso.
Já em um segundo momento, Vives destrincha várias óperas e o papel que a diva ocupa em cada uma. Ao mesmo tempo em que analisa o que há de tão encantador nessa voz que alcança notas sublimes, questiona por que a falha da protagonista é tão odiosa para os ouvintes. Nesse ponto, também retoma o grito das sereias, enquanto sedutor e mortífero.
Ao tratar dos tempos contemporâneos para falar da música eletrônica, por sua vez, o autor constrói a teoria de que o DJ ocupa o lugar do pai da horda, mas dessa vez, disposto a compartilhar algo de seu gozo. É nisso que se baseia a rave: na possibilidade do gozo compartilhado, no qual a lei é suspensa.
Jean-Michel Vives dedica a última parte do livro à importância da voz como principal vetor de trabalho do psicanalista, enfatiza o caráter único e indizível do timbre de voz de cada sujeito e como esse pode apropriar-se dele pelo processo analítico.
“A voz no divã” nos leva a refletir desde duas perspectivas: a primeira abre para a grande erudição de um profissional versado no que a literatura psicanalítica escreveu sobre tal questão. A segunda, para um grande conhecimento do mundo da música. Esta é a junção que deu a Jean-Michel Vives a possibilidade de propor uma visão teórica totalmente nova, em particular a respeito das razões que fundamentam o surgimento do que nomeamos voz.
Ficha Técnica:ISBN: 978-85-94347-35-0
Páginas: 240
Páginas: 240
Formato: 16x23 cm
Categoria: Psicanálise e Música
Preço: R$ 80,00
Categoria: Psicanálise e Música
Preço: R$ 80,00

Foi também colaborador artístico de Jacques Nichet no Centro Dramático Nacional de Montpellier e no Teatro Nacional de Toulouse, no qual dirigiu, de 2002 a 2005, o Atelier Voador do Centro de Formação e Pesquisa sobre Teatro Musical. Participou, como dramaturgo, de inúmeras encenações teatrais e óperas. Seus artigos foram publicados em várias línguas. No Brasil, além de A voz no divã, Jean-Michel Vives publicou os livros A voz na clínica psicanalítica (Contracapa, 2012) e Variações psicanalíticas sobre a voz e a pulsão invocante (Contracapa, 2018).
Para mais informações ou marcar entrevistas, entre em contato:
LC – AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO | (11) 2275-6787
Fernanda Souza – redacao1@lcagencia.com.br
Fernanda Baruffaldi – fernanda@lcagencia.com.br
LC – AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO | (11) 2275-6787
Fernanda Souza – redacao1@lcagencia.com.br
Fernanda Baruffaldi – fernanda@lcagencia.com.br
Imagens relacionadas
![]() baixar em alta resolução |
![]() Jean-Michel Vives Décio Figueiredo baixar em alta resolução |
![]() | FERNANDA BARUFFALDI ANALISTA DE COMUNICAÇÃO Fone : (11) 2275-6787 Celular: (11) 99996-5754 / (11) 97976-9682 Caixa Postal: 80.397 04046-973 São Paulo/SP | |||
![]() |
Nenhum comentário:
Postar um comentário