MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 1 de março de 2020

Conselho reforça eficácia de álcool em gel para prevenção ao novo coronavírus


Redação
BAHIA.BA
Foto: Pixabay/ Creative Commons
Foto: Pixabay/ Creative Commons

O Conselho Federal de uímica (CFQ) reforçou a eficácia da higienização das mãos e superfícies com álcool em gel como prevenção ao novo coronavírus. Em nota divulgada nesta sexta-feira (28), o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho afirma que o álcool etílico é um desinfetante eficiente.
“O etanol age rapidamente sobre bactérias vegetativas (inclusive microbactérias), vírus e fungos, sendo a higienização equivalente e até superior à lavagem de mãos com sabão comum ou alguns tipos de antissépticos degermante”, diz o texto da nota.
Para tanto, o CFQ esclarece que o grau alcoólico recomendado é de 70%. Isso porque propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular e consequente destruição do microrganismo.
A nota é uma resposta a um vídeo que circula nas redes sociais, produzido por um “químico autodidata”, que nega a eficácia do álcool em gel. O autor do conteúdo diz que o material “não mata”, apenas esteriliza.
“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), através da RDC 42 de 2010, tornou obrigatória a disponibilização de preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos, pelos serviços de saúde do país nessa concentração de 70%, podendo inclusive ser uma preparação em gel”, rebate o Conselho de Química na nota.
A entidade diz ainda que não existe a autodenominação “químico autodidata”, nem valida que pessoas atuem no setor sem o devido registro profissional. A falta do registro, inclusive, configura infração tipificada no artigo 47 da Lei de Convenções como exercício ilegal da profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário